um novo Provider para acesso a um determinado servidor de banco de dados, implementando um conjunto de interfaces básicas definidas pelo ADO.NET. O .NET Framework 1.1 já é distribuído com quatro Providers nativos: para acesso ao SQL Server, Oracle, ODBC e OleDB, mas existem vários outros Providers disponíveis na Web, como para acesso ao MySQL, FireBird etc.
Uma desvantagem dessa abordagem é que você precisará utilizar um conjunto diferente de componentes para cada banco que desejar acessar. Isso soa estranho para os programadores Delphi. De fato, durante anos utilizamos o BDE ou dbExpress para acessar uma variedade de banco de dados, simplesmente trocando alguns parâmetros de conexão ou driver.
Pensando nisso, a Borland desenvolveu o BDP, que nada mais é que um Provider para ADO.NET, que acompanha o Delphi 8 e C#Builder. O BDP implementa as interfaces básicas do ADO.NET, como qualquer outro Provider, mas possui um grande diferencial: permite a utilização de um conjunto único de componentes capaz de trabalhar com diversos SGBDs.
Quando usamos os Providers nativos do ADO.NET com um determinado banco de dados, por exemplo Oracle, temos que usar os componentes com prefixo “Oracle” (OracleConnection, OracleCommand etc). Caso o servidor seja SQL Server, o prefixo dos componentes é Sql (SqlConnection, SqlCommand etc.). Com o BDP, os componentes são sempre os mesmos. Para trocar de banco, basta alterar alguns parâmetros de conexão e pronto! Mais uma vez a Borland trabalhou bem para facilitar a vida do desenvolvedor.
É importante deixar claro que o BDP não veio para substituir as tecnologias de acesso a dados tradicionais, nossas velhas conhecidas do Delphi 7 (BDE, dbExpress etc.). Essas tecnologias continuam existindo no Delphi 8 quando programamos aplicações VCL Forms (VCL.NET). O BDP é uma tecnologia que complementa o ADO.NET da Microsoft e pode ser usado em aplicações Windows Forms ...