Artigo Clube Delphi 62 - CMMI

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 62 - CMMI

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 62. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.


CMMI

Quem precisa dele?

 

Na sopa de letrinhas da Tecnologia da Informação (TI, só para começar), uma sigla tem aparecido com muita freqüência, mas quem realmente a entende? Vamos investigar, neste artigo, um pouco sobre o CMMI (Capability Maturity Model Integration),cujo equivalente em português é algo como Integração do Modelo de Maturidade da Capacidade (é, parece que não ajudou muito, não é?).Também mostrarei o que isso tem a ver com você, desenvolvedor Delphi e onde buscar mais informações sobre o assunto.

 

Era uma vez...

Uma empresa muito, muito distante, que precisava contratar um fornecedor para desenvolver um sistema estratégico. Como de costume, fizeram um levantamento dos requisitos e geraram uma especificação. Em seguida, promoveram uma licitação, quando os diversos fornecedores enviaram suas propostas. De acordo com alguns critérios o "vencedor" foi escolhido, o sistema foi eventualmente entregue e todos viveram felizes para sempre!

Que lindo conto de fadas, não? Pois é, aposto como você está rindo agora, principalmente porque já deve ter vivido a sua própria história.

Existem dois lados aqui: a contratante e a contratada (algum advogado aí?). A pergunta que não quer calar é: existe alguma forma de avaliação objetiva para indicar se um determinado fornecedor é capaz de cumprir o que prometeu?

Aqui a palavra "objetiva" (relativa ao objeto) opõe-se a “subjetiva"

(relativa ao sujeito), e significa a análise crítica independente da opinião de quem analisa (o sujeito), limitando-se apenas às características do objeto analisado. Isso confere isenção ao processo e permite comparações precisas e homogêneas, servindo como referência segura para a tomada de decisão." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados