Artigo Clube Delphi 68 - ReportBuilder

Criando relatórios profissionais com agrupamento, totalizações, cross-tab, client/server e para Web.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 68. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

ReportBuilder

Criando relatórios profissionais com agrupamento, totalizações, cross-tab, client/server e para Web

 

A criação de relatórios é uma parte importante na elaboração de um sistema. Existem diversas ferramentas para Delphi que auxiliam a execução dessa tarefa, e uma das mais utilizadas é sem dúvida o ReportBuilder.

Esse conjunto de componentes tem como vantagens a quantidade de recursos disponíveis, a facilidade de utilização (tanto pelo desenvolvedor quanto pelo usuário final), a possibilidade de geração ou modificação de relatórios pelo próprio usuário (em runtime), entre outras.

Este artigo não tem a intenção de ser uma introdução sobre a ferramenta, isso pode ser visto no artigo da edição 25, mas mostrará como utilizar alguns recursos mais avançados,  de maneira a oferecer um pouco a mais nos programas que utilizam a ferramenta, como: relatórios mestre/detalhe, personalização do relatório usando programação RAP (uma “linguagem” própria do ReportBuilder),  relatórios CrossTab e relatórios Client/Server.

Nos exemplos do artigo foi utilizada a versão 9.0.2 Enterprise do ReportBuilder, que está disponível em www.digital-metaphors.com/download, onde você pode baixar versões de avaliação para Delphi 5 a 2005, nas versões Standard, Professional, Enterprise e Server.

 

Relatórios com totalizações

Um tipo de relatório muito comum é aquele em que os dados são organizados por algum campo e agrupados. Ao final de cada grupo, os dados são totalizados. Por exemplo, um relatório de vendas por cliente que, após a impressão dos dados do cliente mostra o seu total de vendas e, ao final, o total geral. Para elaborarmos um relatório desse tipo podemos usar o recurso de grupos.

No Delphi, crie um novo projeto e adicione um ClientDataset, um DataSource, um ppDbPipeline e um ppReport ao formulário (paleta RBuilder). O ppDbPipeline conecta-se ao DataSource e fornece os dados ao relatório ReportBuilder.

Clique com o botão direito no ClientDataset e selecione a opção Load from MyBase Table, carregando o arquivo orders.xml, que por padrão está em c:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\Borland Shared\Data. Configure sua propriedade IndexFieldNames para “CustNo;OrderNo”, de maneira que os dados sejam classificados pelo código do cliente e, dentro desse, pelo número do pedido.

 

Nota: Aqui usaremos um ClientDataSet ligado a um arquivo local, mas lembre-se que o ReportBuilder pode ser usado com outros mecanismos de acesso a dados.

 

Ligue o DataSource ao ClientDataset, através da propriedade DataSet. Ligue o ppDBPipeline ao DataSource, através da propriedade DataSource. Finalmente, atribua à propriedade DataPipeline do ppReport para ppDbPipeline1, ligando-o assim à fonte de dados. Dessa maneira, os dados estão prontos para a elaboração do relatório.

Dê um duplo clique no ppReport para abrir seu editor (Figura 1). Observe que existem três sessões: o cabeçalho, o detalhe e o rodapé. Selecione a opção Visualizar|Barras de Ferramentas>Estrutura de Dados.

 

Figura 1. Editor de relatório do ReportBuilder

 

Nota: Para utilizar a versão em português do ReportBuilder, marque a respectiva opção durante a instalação.

 

Abre-se uma janela mostrando a estrutura da tabela que acabamos de carregar no " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados