Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 68. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

IZE: 10pt; FONT-FAMILY: Verdana"> 

Nota: Aqui usaremos um ClientDataSet ligado a um arquivo local, mas lembre-se que o ReportBuilder pode ser usado com outros mecanismos de acesso a dados.

 

Ligue o DataSource ao ClientDataset, através da propriedade DataSet. Ligue o ppDBPipeline ao DataSource, através da propriedade DataSource. Finalmente, atribua à propriedade DataPipeline do ppReport para ppDbPipeline1, ligando-o assim à fonte de dados. Dessa maneira, os dados estão prontos para a elaboração do relatório.

Dê um duplo clique no ppReport para abrir seu editor (Figura 1). Observe que existem três sessões: o cabeçalho, o detalhe e o rodapé. Selecione a opção Visualizar|Barras de Ferramentas>Estrutura de Dados.

 

Figura 1. Editor de relatório do ReportBuilder

 

Nota: Para utilizar a versão em português do ReportBuilder, marque a respectiva opção durante a instalação.

 

Abre-se uma janela mostrando a estrutura da tabela que acabamos de carregar no ClientDataSet, que auxiliará a elaboração do relatório. Selecione os campos OrderNo, CustNo, SaleDate, ItemsTotal e AmountPaid, arrastando-os para o editor de relatórios, na parte de baixo do cabeçalho. Os campos, com seus respectivos cabeçalhos, são inseridos no relatório. Você pode ajustar a posição dos componentes usando o mouse, ou fazendo um ajuste fino, usando a tecla Ctrl e as teclas de seta.

Ao selecionar os cabeçalhos, o Object Inspector do Delphi mostra as propriedades dos componentes selecionados (se você não estiver vendo o Object Inspector, pode redimensionar o editor de relatórios para que ambos caibam na tela).

Os componentes do relatório podem ser editados usando-se o Object Inspector, porém pode-se também usar o editor do ReportBuilder. Para isso, basta ir ao menu Visualizar do editor e habilitar a visualização de todas as barras de ferramentas.

Selecione todos os componentes do cabeçalho e clique no botão de centralização de texto, ou configure a propriedade TextAlignment para taCentered no Object Inspector. Em seguida, iremos mudar os textos dos cabeçalhos para “Pedido”, “Cliente”, “Data”, “Valor Total” e “Valor Pago”. Isso pode ser feito usando a propriedade Caption ou usando o editor de texto da barra de ferramentas.

Como nosso relatório será classificado pelo código do cliente, altere a ordem dos dados, colocando os dados do cliente antes dos dados do pedido. Você pode selecionar o cabeçalho e os dados do campo, movendo-os simultaneamente.

Selecione o campo SaleDate no relatório, alterando a propriedade DisplayFormat para “dd/mm/yyyy”. Altere a propriedade DisplayFormat de ItemsTotal e de AmountPaid para “,#0.00”.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo