Artigo Clube Delphi 77 - Live Templates

No Delphi 2006, o conceito de Code Templates foi alterado para Live Templates, isso porque diversos recursos foram adicionados, como veremos neste artigo.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 77. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

IDE

Live Templates

 

Desde a versão 3 do Delphi, podemos utilizar o recurso de Code Templates, que forneciam blocos de código comumente utilizados em nossos projetos. Contudo, eram bastante limitados se resumindo a fornecer uma cópia de um bloco de código “colado” no editor.

Além disso, o único recurso extra existente era a possibilidade de indicar o ponto onde o cursor seria posicionado no momento da utilização do template de código, através do character “|” (pipe). No Delphi 2006, o conceito de Code Templates foi alterado para Live Templates, isso porque diversos recursos foram adicionados, como veremos neste artigo.

 

Utilizando Live Templates

Para utilizar um Live Template pressione CTRL+J no ponto do código onde deseja inseri-lo. A lista com todos os Live Templates será exibida. Selecione o template desejado e pressione ENTER. Outra maneira de utilizar um Live Template é selecionar o menu View>Templates (Figura 1).

 

Figura 1. Janela Templates do Delphi 2006

 

Para adicionar um Live Template através da janela, dê um duplo clique sobre o template desejado. Ao adicionar um template ao código já podemos perceber o primeiro novo recurso: é possível se movimentar entre pontos de código utilizando a tecla TAB.

Por exemplo, adicione o template Class e pressionando TAB, e veja que é possível alternar entre a declaração do nome da classe e sua ancestral.

 

Grupos de Templates

Devido ao fato do Delphi 2006 possuir múltiplas personalidades, os Live Templates foram agrupados de acordo com a linguagem (Delphi, C#, C++, etc.). Além desses, existe também o grupo IDE, fornecendo um único Template, utilizado na construção de novos.

 

Outra novidade interessante é o recurso de automação de escrita de código. Por exemplo, insira o template “for” em algum ponto do código. Repare que o ponto onde o cursor se inicia é exatamente o nome da variável que será utilizada na iteração.

Altere seu nome para “Aux” e pressione ENTER. Observe que o próprio IDE declara a variável Aux. Esse recurso é válido para outros Live Templates como for in e try/finally.

 

Conhecendo os Live Templates

Nesse ponto serão apresentados e descritos os Live Templates disponíveis para o Delphi. A maioria desses possui correspondentes para as linguagens C# e C++, como por exemplo: case do Delphi com switch do C# e do C++. Veja na Tabela 1 a descrição dos Lives Templates presentes no Delphi 2006.

"

Live Template

Permite navegação

Declara variável

Descrição

(*

Não

Não

Insere um conjunto de characters para criação de bloco de comentários.

{

Não

Não

Mesma funcionalidade do anterior.

ArrayC

Sim

Não

Cria um array de “n” posições com valores constantes.

ArrayD

Sim

Não

Cria um array de “n” posições com valores variáveis.

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados