ILY: Verdana; mso-bidi-font-size: 12.0pt">
Para adicionar um Live Template através da janela, dê um duplo clique sobre o template desejado. Ao adicionar um template ao código já podemos perceber o primeiro novo recurso: é possível se movimentar entre pontos de código utilizando a tecla TAB.
Por exemplo, adicione o template Class e pressionando TAB, e veja que é possível alternar entre a declaração do nome da classe e sua ancestral.
Grupos de Templates
Devido ao fato do Delphi 2006 possuir múltiplas personalidades, os Live Templates foram agrupados de acordo com a linguagem (Delphi, C#, C++, etc.). Além desses, existe também o grupo IDE, fornecendo um único Template, utilizado na construção de novos.
Outra novidade interessante é o recurso de automação de escrita de código. Por exemplo, insira o template “for” em algum ponto do código. Repare que o ponto onde o cursor se inicia é exatamente o nome da variável que será utilizada na iteração.
Altere seu nome para “Aux” e pressione ENTER. Observe que o próprio IDE declara a variável Aux. Esse recurso é válido para outros Live Templates como for in e try/finally.
Conhecendo os Live Templates
Nesse ponto serão apresentados e descritos os Live Templates disponíveis para o Delphi. A maioria desses possui correspondentes para as linguagens C# e C++, como por exemplo: case do Delphi com switch do C# e do C++. Veja na Tabela
Live Template |
Permite navegação |
Declara variável |
Descrição |
(* |
Não |
Não |
Insere um conjunto de characters para criação de bloco de comentários. |
{ |
Não |
Não |
Mesma funcionalidade do anterior. |
ArrayC |
Sim |
Não |
Cria um array de “n” posições com valores constantes. |
ArrayD |
Sim |
Não |
Cria um array de “n” posições com valores variáveis. |
Begin |
Não |
Não |
Insere um bloco begin/end no código. |
Case |
Sim |
Não |
Insere uma instrução case simples. |
Class |
Sim |
Não |
Insere o corpo completo de declaração de classe, incluindo comentários. |
ClassC |
Sim |
Não |
Igual ao anterior somado à métodos construtores e destrutores. |
ClassD |
Sim |
Não |
Insere o corpo simples de declaração de classe. |
CreateC |
Não |
Não |
Insere declaração de um método construtor. |
... |