Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 77. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ILY: Verdana; mso-bidi-font-size: 12.0pt"> 

Para adicionar um Live Template através da janela, dê um duplo clique sobre o template desejado. Ao adicionar um template ao código já podemos perceber o primeiro novo recurso: é possível se movimentar entre pontos de código utilizando a tecla TAB.

Por exemplo, adicione o template Class e pressionando TAB, e veja que é possível alternar entre a declaração do nome da classe e sua ancestral.

 

Grupos de Templates

Devido ao fato do Delphi 2006 possuir múltiplas personalidades, os Live Templates foram agrupados de acordo com a linguagem (Delphi, C#, C++, etc.). Além desses, existe também o grupo IDE, fornecendo um único Template, utilizado na construção de novos.

 

Outra novidade interessante é o recurso de automação de escrita de código. Por exemplo, insira o template “for” em algum ponto do código. Repare que o ponto onde o cursor se inicia é exatamente o nome da variável que será utilizada na iteração.

Altere seu nome para “Aux” e pressione ENTER. Observe que o próprio IDE declara a variável Aux. Esse recurso é válido para outros Live Templates como for in e try/finally.

 

Conhecendo os Live Templates

Nesse ponto serão apresentados e descritos os Live Templates disponíveis para o Delphi. A maioria desses possui correspondentes para as linguagens C# e C++, como por exemplo: case do Delphi com switch do C# e do C++. Veja na Tabela 1 a descrição dos Lives Templates presentes no Delphi 2006.

Live Template

Permite navegação

Declara variável

Descrição

(*

Não

Não

Insere um conjunto de characters para criação de bloco de comentários.

{

Não

Não

Mesma funcionalidade do anterior.

ArrayC

Sim

Não

Cria um array de “n” posições com valores constantes.

ArrayD

Sim

Não

Cria um array de “n” posições com valores variáveis.

Begin

Não

Não

Insere um bloco begin/end no código.

Case

Sim

Não

Insere uma instrução case simples.

Class

Sim

Não

Insere o corpo completo de declaração de classe, incluindo comentários.

ClassC

Sim

Não

Igual ao anterior somado à métodos construtores e destrutores.

ClassD

Sim

Não

Insere o corpo simples de declaração de classe.

CreateC

Não

Não

Insere declaração de um método construtor.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo