Artigo Clube Delphi 80 - Exibindo dicas na forma de balão com a descrição de campos do FB

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 80.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 80. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. Os artigos disponíveis somente em doc.

Dicas

Exibindo dicas na forma de balão com a descrição de campos do FB

 

Imagine um formulário com vários campos espalhados e você tendo que explicar a finalidade de cada campo para o usuário, parece uma tarefa um pouco chata, não acha? Agora imagine o usuário posicionando o cursor do mouse sobre o campo e automaticamente surgir um hint com formato de um balão descrevendo a finalidade do campo. Sim, isso é possível e mostrarei como fazer essa funcionalidade neste artigo.

Criaremos uma tabela em um banco de dados Firebird (nada impede que seja utilizado outro SGBD) com alguns campos e incluir descrições para os mesmos. Após concluir essa etapa, criaremos uma rotina no Delphi para resgatar essas descrições e associar automaticamente com o seu respectivo DBEdit contido no formulário para manipulação dos dados da tabela.

 

Como resgatar as descrições dos campos no Firebird

O Firebird armazena diversas informações sobre o banco de dados em tabelas de sistema, em nosso exemplo utilizaremos a tabela RDB$RELATION_FIELDS, que mantém uma lista dos campos das tabelas e as informações das características de uma coluna.

A idéia aqui não é criar uma coluna de descrição (que poderia ser adaptada facilmente para este exemplo), mas sim usar a descrição armazenada pelo próprio Firebird. Os campos da tabela de sistema RDB$RELATION_FIELDS que nos interessam estão descritos na Tabela 1.

 

Campo

Descrição"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados