Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 80. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. Os artigos disponíveis somente em doc.

Dicas

Exibindo dicas na forma de balão com a descrição de campos do FB

 

Imagine um formulário com vários campos espalhados e você tendo que explicar a finalidade de cada campo para o usuário, parece uma tarefa um pouco chata, não acha? Agora imagine o usuário posicionando o cursor do mouse sobre o campo e automaticamente surgir um hint com formato de um balão descrevendo a finalidade do campo. Sim, isso é possível e mostrarei como fazer essa funcionalidade neste artigo.

Criaremos uma tabela em um banco de dados Firebird (nada impede que seja utilizado outro SGBD) com alguns campos e incluir descrições para os mesmos. Após concluir essa etapa, criaremos uma rotina no Delphi para resgatar essas descrições e associar automaticamente com o seu respectivo DBEdit contido no formulário para manipulação dos dados da tabela.

 

Como resgatar as descrições dos campos no Firebird

O Firebird armazena diversas informações sobre o banco de dados em tabelas de sistema, em nosso exemplo utilizaremos a tabela RDB$RELATION_FIELDS, que mantém uma lista dos campos das tabelas e as informações das características de uma coluna.

A idéia aqui não é criar uma coluna de descrição (que poderia ser adaptada facilmente para este exemplo), mas sim usar a descrição armazenada pelo próprio Firebird. Os campos da tabela de sistema RDB$RELATION_FIELDS que nos interessam estão descritos na Tabela 1.

 

Campo

Descrição

RDB$RELATION_NAME

Contém o nome da tabela do banco de dados

RDB$FIELD_NAME

Contém o nome do campo da tabela

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo