Artigo Clube Delphi 83 - Modelagem UML com Together

Este artigo apresenta as principais características de modelagem UML da Together, ferramenta integrada ao Delphi 2006, sendo proposta a modelagem parcial de um Sistema de Controle Acadêmico.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 83. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

POO

Modelagem UML com Together

 

Com a difusão do desenvolvimento Orientado a Objetos e a necessidade de produzir software com mais qualidade, os diagramas UML (Unified Modeling Language) estão sendo cada vez mais utilizados no desenvolvimento de software, não apenas com o objetivo de documentação, mas também de planejar e gerenciar o desenvolvimento de aplicações.

A UML é uma evolução das representações tradicionais para análise e projeto de sistemas Orientados a Objetos, unificando as metodologias de representação de Booch, Rumbaugh e Jacobson, sendo adotada como padrão pela OMG (Object Management Group).

Para facilitar sua utilização, alguns IDEs, como o Delphi, incorporaram facilidades para a construção de seus diagramas e oferecem mecanismos para integrá-los ao processo de desenvolvimento.

Nesse sentido, este artigo apresenta as principais características de modelagem UML da Together, ferramenta integrada ao Delphi 2006, sendo proposta a modelagem parcial de um Sistema de Controle Acadêmico, onde será demonstrada a elaboração do diagrama de casos de uso, de classes e de seqüência.

 

Requisitos do Sistema de Controle Acadêmico

Para esse estudo de caso, será considerado um fragmento de um Sistema de Controle Acadêmico, considerando os seguintes requisitos:

·O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de cursos, contendo código e descrição;

·O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de disciplinas de cursos, contendo ainda código e descrição;

·O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de professores, contendo código, nome e CPF;

·O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de aluno, contendo código, nome e matrícula;

·O sistema deve permitir à Secretaria matricular alunos em disciplinas de cursos, contendo ainda o ano e o semestre.

Esses requisitos são a base para a construção dos diagramas de casos de uso e de classes do estudo de caso. O requisito referente à matrícula de alunos será explorado na construção do diagrama de seqüência.

 

Diagrama de Casos de Uso

O Diagrama de Casos de Uso tem por objetivo principal mostrar as principais funcionalidades de um sistema, bem como evidenciar os papéis responsáveis por essas funcionalidades. Assim, uma funcionalidade é chamada de um Caso de Uso, enquanto um papel é representado por um ator.

Dessa forma, definidos os requisitos da aplicação, deve-se iniciar um novo projeto no Delphi. Para isso basta acessar a opção de menu File>New>VCL Forms Application - Delphi for Win32. Dê  o nome de “EstudoDeCaso.dpr” e a unit como “untPrincipal.pas”, que conterá a interface da aplicação.

Como o suporte a modelagem não é habilitado na criação do projeto, essa ativação deverá ser feita manualmente clicando na aba Model View. Será perguntado se deve ser adicionado ao projeto o suporte a modelagem, bastando responder que Sim (Figura 1).

 

Figura 1. Confirmação para ativação do suporte a modelagem

 

Feito isso, o Delphi acionará a aba Model View (Figura 2).

 

" [...] continue lendo...

Artigos relacionados