Artigo Clube Delphi 83 - Modelagem UML com Together
Este artigo apresenta as principais características de modelagem UML da Together, ferramenta integrada ao Delphi 2006, sendo proposta a modelagem parcial de um Sistema de Controle Acadêmico.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
POO
Modelagem UML com Together
Com a difusão do desenvolvimento Orientado a Objetos e a necessidade de produzir software com mais qualidade, os diagramas UML (Unified Modeling Language) estão sendo cada vez mais utilizados no desenvolvimento de software, não apenas com o objetivo de documentação, mas também de planejar e gerenciar o desenvolvimento de aplicações.
A UML é uma evolução das representações tradicionais para análise e projeto de sistemas Orientados a Objetos, unificando as metodologias de representação de Booch, Rumbaugh e Jacobson, sendo adotada como padrão pela OMG (Object Management Group).
Para facilitar sua utilização, alguns IDEs, como o Delphi, incorporaram facilidades para a construção de seus diagramas e oferecem mecanismos para integrá-los ao processo de desenvolvimento.
Nesse sentido, este artigo apresenta as principais características de modelagem UML da Together, ferramenta integrada ao Delphi 2006, sendo proposta a modelagem parcial de um Sistema de Controle Acadêmico, onde será demonstrada a elaboração do diagrama de casos de uso, de classes e de seqüência.
Requisitos do Sistema de Controle Acadêmico
Para esse estudo de caso, será considerado um fragmento de um Sistema de Controle Acadêmico, considerando os seguintes requisitos:
·O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de cursos, contendo código e descrição;
·O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de disciplinas de cursos, contendo ainda código e descrição;
·O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de professores, contendo código, nome e CPF;
·O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de aluno, contendo código, nome e matrícula;
·O sistema deve permitir à Secretaria matricular alunos em disciplinas de cursos, contendo ainda o ano e o semestre.
Esses requisitos são a base para a construção dos diagramas de casos de uso e de classes do estudo de caso. O requisito referente à matrícula de alunos será explorado na construção do diagrama de seqüência.
Diagrama de Casos de Uso
O Diagrama de Casos de Uso tem por objetivo principal mostrar as principais funcionalidades de um sistema, bem como evidenciar os papéis responsáveis por essas funcionalidades. Assim, uma funcionalidade é chamada de um Caso de Uso, enquanto um papel é representado por um ator.
Dessa forma, definidos os requisitos da aplicação, deve-se iniciar um novo projeto no Delphi. Para isso basta acessar a opção de menu File>New>VCL Forms Application - Delphi for Win32. Dê o nome de “EstudoDeCaso.dpr” e a unit como “untPrincipal.pas”, que conterá a interface da aplicação.
Como o suporte a modelagem não é habilitado na criação do projeto, essa ativação deverá ser feita manualmente clicando na aba Model View. Será perguntado se deve ser adicionado ao projeto o suporte a modelagem, bastando responder que Sim (Figura 1).
Figura 1. Confirmação para ativação do suporte a modelagem
Feito isso, o Delphi acionará a aba Model View (Figura 2).
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo