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Modelagem UML com Together

 

Com a difusão do desenvolvimento Orientado a Objetos e a necessidade de produzir software com mais qualidade, os diagramas UML (Unified Modeling Language) estão sendo cada vez mais utilizados no desenvolvimento de software, não apenas com o objetivo de documentação, mas também de planejar e gerenciar o desenvolvimento de aplicações.

A UML é uma evolução das representações tradicionais para análise e projeto de sistemas Orientados a Objetos, unificando as metodologias de representação de Booch, Rumbaugh e Jacobson, sendo adotada como padrão pela OMG (Object Management Group).

Para facilitar sua utilização, alguns IDEs, como o Delphi, incorporaram facilidades para a construção de seus diagramas e oferecem mecanismos para integrá-los ao processo de desenvolvimento.

Nesse sentido, este artigo apresenta as principais características de modelagem UML da Together, ferramenta integrada ao Delphi 2006, sendo proposta a modelagem parcial de um Sistema de Controle Acadêmico, onde será demonstrada a elaboração do diagrama de casos de uso, de classes e de seqüência.

 

Requisitos do Sistema de Controle Acadêmico

Para esse estudo de caso, será considerado um fragmento de um Sistema de Controle Acadêmico, considerando os seguintes requisitos:

·         O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de cursos, contendo código e descrição;

·         O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de disciplinas de cursos, contendo ainda código e descrição;

·         O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de professores, contendo código, nome e CPF;

·         O sistema deve permitir à Secretaria o cadastramento de aluno, contendo código, nome e matrícula;

·         O sistema deve permitir à Secretaria matricular alunos em disciplinas de cursos, contendo ainda o ano e o semestre.

Esses requisitos são a base para a construção dos diagramas de casos de uso e de classes do estudo de caso. O requisito referente à matrícula de alunos será explorado na construção do diagrama de seqüência.

 

Diagrama de Casos de Uso

O Diagrama de Casos de Uso tem por objetivo principal mostrar as principais funcionalidades de um sistema, bem como evidenciar os papéis responsáveis por essas funcionalidades. Assim, uma funcionalidade é chamada de um Caso de Uso, enquanto um papel é representado por um ator.

Dessa forma, definidos os requisitos da aplicação, deve-se iniciar um novo projeto no Delphi. Para isso basta acessar a opção de menu File>New>VCL Forms Application - Delphi for Win32. Dê  o nome de “EstudoDeCaso.dpr” e a unit como “untPrincipal.pas”, que conterá a interface da aplicação.

Como o suporte a modelagem não é habilitado na criação do projeto, essa ativação deverá ser feita manualmente clicando na aba Model View. Será perguntado se deve ser adicionado ao projeto o suporte a modelagem, bastando responder que Sim (Figura 1).

 

Figura 1. Confirmação para ativação do suporte a modelagem

 

Feito isso, o Delphi acionará a aba Model View (Figura 2).

 

Figura 2. Model View habilitado

 

Ao ativar o suporte à modelagem, o Delphi adicionará automaticamente ao Model View os namespaces já existentes no projeto atual (EstudoDeCaso). Nesse processo é criado ainda um namespace para cada unit do projeto, como o caso da untPrincipal.

Antes da criação do primeiro diagrama, o de casos de uso, será criado um namespace para o diagrama. Para isso, basta selecionar o projeto no Model View, pressionar o botão direito e escolher a opção Add>Namespace. Feito isso, deve-se alterar o nome padrão para “Academico”.

Com o namespace criado, já é possível construir o diagrama de casos de uso da aplicação bastando selecionar o namespace criado, pressionar o botão direito e escolher a opção Add>Other Diagram.

Na tela apresentada, basta selecionar Use Case Diagram e definir um nome para o mesmo (Figura 3).

 

Figura 3. Definindo o diagrama de Casos de Uso

 

Ao selecionar um diagrama de casos de uso, o Together disponibiliza uma aba de ferramentas (Tool Palette) relacionadas com o diagrama em questão (Figura 4).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 4. Componentes para o diagrama de Casos de Uso

 

Deverá ser arrastado para o diagrama de caso de uso um Actor com o nome de “Secretaria” e cinco Use Case, descrevendo-os como: “Cadastrar Professor”, “Cadastrar Curso”, “Cadastrar Disciplina”, “Cadastrar Aluno” e “Matricular Aluno”.

Para ligar um ator a um caso de uso basta selecionar o Communicates, em seguida selecionar o ator Secretaria e o caso de uso a ser relacionado. Deve-se então repetir esse procedimento para as demais ligações.

Para que a seta apareça, representando o sentido da ligação, basta selecionar a opção Directed, presente nas propriedades do Object Inspector, definindo-a como True. O resultado final desse diagrama é apresentado na Figura 5.

 

Figura 5. Resultado final do diagrama de Caso de Uso

 

Diagrama de Classes

O Diagrama de Classes representa os objetos do domínio da aplicação, numa visão Orientada a Objetos. Nesse diagrama, objetos com mesmas características (atributos e métodos) são agrupados em classes, que podem se relacionar com outras classes através de herança ou associação, por exemplo.

O próximo passo refere-se à criação do diagrama de classes e, para isso, basta selecionar o namespace Academico, pressionar o botão direito e escolher a opção Add>Class Diagram, adicionando ao projeto um diagrama de classes.

Ao selecionar um diagrama desse tipo, a Tool Palette será semelhante a Figura 6.

 

Figura 6. Componentes para o diagrama de classes

 

Seguindo o cenário proposto, serão adicionadas ao diagrama de classes as classes TPessoa, TAluno, TProfessor, TCurso, TDisciplina e TMatricula. Para adicionar ao diagrama essas classes, basta selecionar o Class na Tool Palette e arrastar para o diagrama.

Deverão ser adicionadas às classes, os atributos relacionados na Tabela 1. Para adicionar um atributo, basta selecionar a classe, pressionar o botão direito e escolher a opção Add>Field.

 

Classe

Atributos

Tpessoa ...

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