Artigo Clube Delphi 85 - Criando um menu Favoritos na aplicação

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 85.

Entendendo o exemplo

O exemplo consiste em criar um arquivo XML que receberá as telas que o usuário marcar como Favoritos. Ao carregar o sistema, o arquivo (Favoritos.xml) é lido e seus itens (formulários) são adicionados em um PopupMenu (popFavoritos), que por sua vez é vinculado a um ToolButton (tbnFavoritos) permitindo que o item seja acessado pelo botão ou através da tecla de atalho definida.

Fixaremos as teclas de atalho de F2 até F12 e o usuário não poderá modificá-las, ou seja, as teclas serão atribuídas automaticamente pelo sistema em ordem cronológica. Será permitido apenas excluir um atalho para ter a possibilidade de adicionar outro.

Desenhando a tela de exemplo

Vamos simular uma aplicação desenhando uma tela semelhante à Figura 1. Em nossa tela principal inclua um MainMenu e alguns itens conforme a Figura 2.

Figura 1. Tela de exemplo da aplicação
Figura 2. Menu principal da aplicação

Em seguida insira um PopupMenu (“popFavoritos”). Inclua também um ToolBar e alguns botões sendo que o último deles, Favoritos (“tbnFavoritos”) tem algumas características especiais (propriedades), como:


            DropDownMenu = popFavoritos

            Style = tbsDropDown
        

Vamos criar duas telas que servirão pra simular os cadastros de clientes e fornecedores. Para isso crie dois formulários clicando em File>New>Form. Salve o primeiro como “frmClientes.pas” e mude seu Name para “fClientes”.

Faça o mesmo para a segunda tela, dessa vez com o nome de arquivo de “frmFornecedores.pas” e seu Name como “fFornecedores”. Se preferir, insira alguns componentes nos formulários criados (Figura 3).

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados