Entendendo o exemplo

O exemplo consiste em criar um arquivo XML que receberá as telas que o usuário marcar como Favoritos. Ao carregar o sistema, o arquivo (Favoritos.xml) é lido e seus itens (formulários) são adicionados em um PopupMenu (popFavoritos), que por sua vez é vinculado a um ToolButton (tbnFavoritos) permitindo que o item seja acessado pelo botão ou através da tecla de atalho definida.

Fixaremos as teclas de atalho de F2 até F12 e o usuário não poderá modificá-las, ou seja, as teclas serão atribuídas automaticamente pelo sistema em ordem cronológica. Será permitido apenas excluir um atalho para ter a possibilidade de adicionar outro.

Desenhando a tela de exemplo

Vamos simular uma aplicação desenhando uma tela semelhante à Figura 1. Em nossa tela principal inclua um MainMenu e alguns itens conforme a Figura 2.

Tela de exemplo da aplicação
Figura 1. Tela de exemplo da aplicação
Menu principal da aplicação
Figura 2. Menu principal da aplicação

Em seguida insira um PopupMenu (“popFavoritos”). Inclua também um ToolBar e alguns botões sendo que o último deles, Favoritos (“tbnFavoritos”) tem algumas características especiais (propriedades), como:


            DropDownMenu = popFavoritos

            Style = tbsDropDown
        

Vamos criar duas telas que servirão pra simular os cadastros de clientes e fornecedores. Para isso crie dois formulários clicando em File>New>Form. Salve o primeiro como “frmClientes.pas” e mude seu Name para “fClientes”.

Faça o mesmo para a segunda tela, dessa vez com o nome de arquivo de “frmFornecedores.pas” e seu Name como “fFornecedores”. Se preferir, insira alguns componentes nos formulários criados (Figura 3).

Exemplos de tela de cadastro de clientes e fornecedores
Figura 3. Exemplos de tela de cadastro de clientes e fornecedores

Registrando os forms

Os formulários do exemplo serão abertos usando o nome dos mesmos, por isso precisamos registrar as suas classes em nossa aplicação. No final da unit de cada formulário, antes do end, devemos incluir as seções Initialization e Finalization e em cada uma chamar RegisterClass e UnRegisterClass, respectivamente. O parâmetro dos métodos é o nome da classe que será registrada, por exemplo:


        initialization
            Classes.RegisterClass(TfClientes);

        finalization

            Classes.UnRegisterClass(TfClientes);
         ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo