Artigo Clube Delphi 89 - Delphi for PHP

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 89.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 89. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

PHP – Mini-Curso

Delphi for PHP

Crie um site de publicação de notícias – Parte 2

 

 

Na primeira parte deste mini-curso (edição 88) criamos o banco de dados, a estrutura inicial da aplicação, com o Data Module e, montamos telas de manutenção de registros. Para este artigo o assunto abordado é a criação de páginas de pesquisas utilizando a tecnologia Ajax e uma página de consulta a dados.

 

Formulário de pesquisa

Para a criação da página de pesquisa precisamos de um novo formulário na aplicação. Crie o novo formulário através do menu File>New>Form. Como neste exemplo será criado a página de pesquisa de instituições altere a propriedade Name do formulário para “UPesInstituicoes” e salve o arquivo como “pesInstituicoes.php”.

Adicione ao formulário um Label da paleta Standard e altere a propriedade Caption para “Digite um nome:”. Ao lado coloque um Edit, também da paleta Standard e altere seu Name para “edtPesquisa”. Ao lado do Edit adicione um Button a altere o Caption para “Pesquisar”.

Teoricamente não precisaríamos adicionar componentes de acesso a dados nesse formulário, pois poderíamos utilizar os mesmos componentes que estão no Data Module. No entanto, acho um desperdício de desempenho trazer campos que não utilizaremos na exibição. Pense no caso de nossa pesquisa de instituições, onde bastaria apresentar os campos código e nome e não tem porque trazer todos os campos. Aliás, o banco agradece esse cuidado." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados