Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 89. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

icação. Crie o novo formulário através do menu File>New>Form. Como neste exemplo será criado a página de pesquisa de instituições altere a propriedade Name do formulário para “UPesInstituicoes” e salve o arquivo como “pesInstituicoes.php”.

Adicione ao formulário um Label da paleta Standard e altere a propriedade Caption para “Digite um nome:”. Ao lado coloque um Edit, também da paleta Standard e altere seu Name para “edtPesquisa”. Ao lado do Edit adicione um Button a altere o Caption para “Pesquisar”.

Teoricamente não precisaríamos adicionar componentes de acesso a dados nesse formulário, pois poderíamos utilizar os mesmos componentes que estão no Data Module. No entanto, acho um desperdício de desempenho trazer campos que não utilizaremos na exibição. Pense no caso de nossa pesquisa de instituições, onde bastaria apresentar os campos código e nome e não tem porque trazer todos os campos. Aliás, o banco agradece esse cuidado.

Então nesse formulário adicionaremos um Query, da paleta Data Access. Para ligar a propriedade Database é necessário antes acessar o menu File>Use Unit, escolher dados.php e pressionar OK. Com isso, poderemos definir a propriedade Database para UDados.dbjornal1. Para a propriedade Name informe “sqlInstituicoes” e na SQL digite o seguinte:

 

select id_instituicao, instituicao

from instituicoes

 

A instrução SQL parece estranha, pois, pelo conhecimento em Delphi, você deve estar se perguntando cadê o parâmetro e a condição para trazer determinados registros que estão sendo procurados?

O Delphi for PHP tem como característica trabalhar com a propriedade Filter (nossa conhecida de outras versões), que funciona adicionando uma cláusula condicional no SQL do tipo where. Então é uma preocupação a menos, basta utilizar o Filter que o Delphi for PHP se encarregará de fazer o ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo