Artigo Clube Delphi 91 - Dicas de dbExpress

Veremos neste artigo, dicas do uso de componentes da paleta dbExpress, relacionamentos e uso em conjunto com componentes de outras paletas.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Banco de Dados

Dicas de dbExpress

Conheça os principais conceitos de uso do dbExpress

 

Considerados por muitos programadores como “fantásticos”, os componentes da paleta dbExpress estão entre os mais utilizados em sistemas Client/Server com acesso principalmente aos bancos de dados Firebird/Intebase e MSSQL.

Veremos neste artigo, dicas do uso destes componentes, relacionamentos e uso em conjunto com componentes de outras paletas. Vamos criar uma aplicação com acesso ao banco de dados Employee.fdb que acompanha a instalação do Firebird e simular um cadastro e consulta utilizando master/detail, monitorando os comandos SQL que são trocados pela aplicação e pelo banco de dados.

Para finalizar, veremos uma maneira prática de simplificar o uso de componentes de ligação e consulta ao BD. Veremos como estruturar vários componentes ClientDataSet em diferentes consultas passando todos por um único componente SQLDataSet.

 

Criando a aplicação

Neste artigo utilizarei o Delphi 7 para criação da aplicação e demonstração dos exemplos e dicas de dbExpress, mas fique livre para utilizar outra versão do Delphi para criação do projeto na plataforma Win32.

Crie uma nova aplicação através do menu File|New>Application. Altere a propriedade Name do formulário inicial para “frmPrincipal” e a propriedade Caption para “Dicas dbExpress”. Salve a Unit principal do projeto como “uPrincipal.pas” e o projeto salve como “prjDicas_dbExpress.dpr”.

Para criar a conexão com banco de dados e estruturar os componentes, vamos utilizar um Data Module que deverá ser criado através do menu File|New>Data Module. Altere seu nome para “DM” e salve a Unit como “uDM.pas”. Adicione um componente SQLConnection(“sqlConexao”) da paleta dbExpress.

O SQLConnection é o responsável pela conexão com o arquivo físico do banco de dados, em nosso caso será o arquivo " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados