Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

>

Criando a aplicação

Neste artigo utilizarei o Delphi 7 para criação da aplicação e demonstração dos exemplos e dicas de dbExpress, mas fique livre para utilizar outra versão do Delphi para criação do projeto na plataforma Win32.

Crie uma nova aplicação através do menu File|New>Application. Altere a propriedade Name do formulário inicial para “frmPrincipal” e a propriedade Caption para “Dicas dbExpress”. Salve a Unit principal do projeto como “uPrincipal.pas” e o projeto salve como “prjDicas_dbExpress.dpr”.

Para criar a conexão com banco de dados e estruturar os componentes, vamos utilizar um Data Module que deverá ser criado através do menu File|New>Data Module. Altere seu nome para “DM” e salve a Unit como “uDM.pas”. Adicione um componente SQLConnection(“sqlConexao”) da paleta dbExpress.

O SQLConnection é o responsável pela conexão com o arquivo físico do banco de dados, em nosso caso será o arquivo Employee.fdb, normalmente situado em C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird(versão)\examples. Por meio dele obtemos todas as informações da base de dados e fazemos a conexão direta com o BD.

Para configurar os parâmetros de acesso ao banco de dados, com um duplo clique sobre o componente sqlConexao, crie uma nova conexão utilizando o ícone Add Connection e defina o Driver Name para “Interbase” e Connection Name para “Employee” (Figura 1). Confirme e prossiga para a configuração dos demais parâmetros, começando pela propriedade Database onde deverá ser informado o caminho da base de dados Employee.fdb (<caminho>\employee.fdb).

Defina o usuário do Firebird para acessar a base de dados (SYSDBA) e a senha para o usuário (masterkey). Na propriedade ServerCharSet utilizaremos o padrão Win1252 e em SQLDialect utilize o padrão “3” para que possamos utilizar comandos de SQL mais complexos (Figura 2).

 

Figura 1. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo