Artigo Clube Delphi 93 - Orientação a Objetos no Delphi for PHP

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 93.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 93. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

PHP

Orientação a Objetos no Delphi for PHP

Como aplicar conceitos de POO em aplicações PHP?

 

Sem dúvida nenhuma POO é assunto para vários e vários capítulos de discussão. Nesse artigo veremos como aplicar e trabalhar com Orientação a Objetos em linguagem PHP com a nova ferramenta Delphi for PHP. Com toda certeza poderemos tirar bom proveito dos recursos do novo IDE e desenvolver aplicativos para Web cada vez mais robustos e flexíveis.

A POO é o alicerce da programação como um todo, e com ela é possível desenvolver os mais variados aplicativos com diversas vantagens. Essas vantagens podem ser chamadas de Pilares, que são ao todo quatro: Polimorfismo, Herança, Abstração e Encapsulamento.

Veremos os principais aspectos da Orientação a Objetos e como aplicá-los em um website escrito em PHP de maneira clara e objetiva. Para entendermos bem todo o conjunto de informações referentes a POO, farei breves comparações com o Delphi para que possamos nos situar e entender melhor como tudo funciona.

Os Pilares da Orientação a Objetos

Toda linguagem dita orientada a objetos deve estar firmada no que chamamos de Pilares (Figura 1), como dito anteriormente. Estes conceitos não estavam totalmente disponíveis até a versão 4 do PHP. Com o lançamento da versão 5, o modelo orientado a objetos da linguagem foi totalmente reescrito. Em relação a OO não seria exagero dizer que era uma outra linguagem e bastante difícil de lidar. Quem “tentou” programar OO no PHP 4 sabe do que estou falando.

Todos os pilares citados anteriormente estão presentes na versão 5 o que nos permite desenvolver aplicações Web em cima desta filosofia. Um modelo orientado a objetos gira em torno de classes e objetos. Como mencionado, OO é um assunto polêmico e muito extenso, portanto não serão abordados aqui todos os seus conceitos a fundo. É altamente recomendado um estudo aprofundado dos conceitos básicos da POO para que se possa entender perfeitamente toda a estrutura de programação nesses moldes. Duas boas referências para os iniciantes estão na revista ClubeDelphi 91 com dois excelentes artigos dos autores Adriano Santos e Maikel Sheid.

Contudo para que se possa situar, as classes seriam como a planta de um edifício com suas definições de altura, largura, quantidades de andares, elevadores etc., ou seja, o planejamento do edifício, algo ainda no papel, não tangível. Já o objeto seria o próprio edifício construído, concreto e palpável.

Todo objeto possui suas características que chamamos de propriedades. Possui também comportamentos que chamamos de métodos. Tudo isso definido na classe ao qual este objeto pertence. A vantagem da OO em relação a outras filosofias de programação é justamente a possibilidades de criar objetos passíveis de serem reaproveitados reduzindo assim o tempo de desenvolvimento. Outra vantagem é a de manter os dados (propriedades) e regras de negócios (métodos) unidos numa mesma estrutura (objeto).

Uma vez tendo estes conceitos em mente, basta aplicá-los a linguagem em que iremos trabalhar, no nosso caso PHP. Bem, até agora está tudo muito bom, mas na prática, como isso se aplica? Esta é a pergunta que não quer calar. Primeiro vamos à sintaxe OO no PHP.

 

 

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados