Artigo Clube Delphi Magazine 104 - Compactando com PHP

Saiba como compactar arquivos usando o PHP.

 Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Magazine edição 104. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

PHP

Compactando com PHP

Saiba como compactar arquivos usando o PHP

 

 

Neste artigo veremos

·Como utilizar a biblioteca ZLib para compactação;

·Como compactar arquivos usando a biblioteca ZLib.

Qual a finalidade?

·Entender o funcionamento da biblioteca ZLib que tem como principal objetivo compactar arquivos on-line;

Quais situações utilizam esses recursos?

·Podemos aplicar esses recursos em diversas situações. Uma delas pode ser a criação de backups de sites inteiros on-line;

 

Resumo do DevMan

Como compactar arquivos utilizando Web Sites? Por incrível que pareça a Internet e conseqüentemente as linguagens têm evoluído bastante nos últimos tempos. Até bem pouco tempo era quase impossível compactar arquivos utilizando algum recurso de linguagem de programa para Web.

Hoje a realidade é outra. Com PHP podemos utilizar uma biblioteca nativa para fazer a compactação de qualquer tipo de arquivo em formato zip. Nesse artigo veremos como utilizar esse recurso na prática.

 

No Windows, ou mesmo no Linux, é comum utilizar-se de programas para compactação de arquivos, tais como Winzip, 7Zip, WinRar ou Brazip, enfim. O hábito de compactar arquivos é antigo e desde os primórdios da computação utilizamos desse recurso para efetuar backups ou simplesmente para enviar arquivos mais facilmente pela Internet. E por falar em Internet, alguém sabe me dizer como compactar um arquivo via página Web? Sim, e possível e não é nenhuma novidade eu sei, mas confesso que já recebi muitos e-mails de leitores e amigos questionando como fazer isso. Bem, em PHP é até bastante fácil, já que temos a disposição a biblioteca ZLib. Na versão de instalação do PHP para Win32, a biblioteca ZLib vem previamente desabilitada, bastando alterar uma pequena linha no arquivo PHP.INI, veja:

 

;extension=php_zlib.dll

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados