tyle="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> 

Neste artigo veremos

·         Como utilizar a biblioteca ZLib para compactação;

·         Como compactar arquivos usando a biblioteca ZLib.

Qual a finalidade?

·         Entender o funcionamento da biblioteca ZLib que tem como principal objetivo compactar arquivos on-line;

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Podemos aplicar esses recursos em diversas situações. Uma delas pode ser a criação de backups de sites inteiros on-line;

 

Resumo do DevMan

         Como compactar arquivos utilizando Web Sites? Por incrível que pareça a Internet e conseqüentemente as linguagens têm evoluído bastante nos últimos tempos. Até bem pouco tempo era quase impossível compactar arquivos utilizando algum recurso de linguagem de programa para Web.

         Hoje a realidade é outra. Com PHP podemos utilizar uma biblioteca nativa para fazer a compactação de qualquer tipo de arquivo em formato zip. Nesse artigo veremos como utilizar esse recurso na prática.

 

No Windows, ou mesmo no Linux, é comum utilizar-se de programas para compactação de arquivos, tais como Winzip, 7Zip, WinRar ou Brazip, enfim. O hábito de compactar arquivos é antigo e desde os primórdios da computação utilizamos desse recurso para efetuar backups ou simplesmente para enviar arquivos mais facilmente pela Internet. E por falar em Internet, alguém sabe me dizer como compactar um arquivo via página Web? Sim, e possível e não é nenhuma novidade eu sei, mas confesso que já recebi muitos e-mails de leitores e amigos questionando como fazer isso. Bem, em PHP é até bastante fácil, já que temos a disposição a biblioteca ZLib. Na versão de instalação do PHP para Win32, a biblioteca ZLib vem previamente desabilitada, bastando alterar uma pequena linha no arquivo PHP.INI, veja:

 

;extension=php_zlib.dll

 

Basta retirar o ponto-e-vírgula do início da frase que a DLL php_zlib.dll está habilitada. Nesse artigo veremos como é simples fazer a compactação de arquivos on-line usando essa biblioteca. Mão na massa!

 

Considerações iniciais

Assim como já mencionei e importante habilitar a biblioteca ZLib no arquivo php.ini. Se você possui o PHP instalado em seu Windows, basta localizar esse arquivo no diretório System32, abrir no Bloco de Notas ou qualquer outro editor comum de textos e localizar a linha informada no início do artigo. Apenas retire o ponto-e-vírgula do início do arquivo de configurações e salve-o (Figura 1). Caso tenha instalado o programa Xampp em sua máquina, é possível saber se a biblioteca está habilitada acessando o link http://localhost/xampp e em seguida o link phpinfo(). Uma tabela com as funcionalidades do ZLib mostrará se está ativado (enabled) ou desativado (disabled), veja a Figura 2.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo