Artigo Engenharia de Software 13 - UML – Diagrama de Classes

Artigo da Revista Engenharia de Software edição 13.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 13 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Projeto

UML – Diagrama de Classes

Encontrando classes e desenhando seu diagrama – Parte II

De que se trata o artigo:

Este artigo tem por objetivo apresentar as regras para se modelar um diagrama de classes, partindo da análise prática dos requisitos de um estudo de caso.

Para que serve:

Fornecer aos desenvolvedores ou estudantes da área de sistemas uma linha de entendimento com o intuito de orientá-los a modelar seus diagramas de classes.

Em que situação o tema é útil:

Para quem ainda não modelou classes, ou para quem tem experiência e quer revisar a sintaxe permitida nesse tipo de diagrama.


Vamos dar continuidade ao artigo anterior, no qual demonstramos a partir de um pequeno estudo de caso como é feita a modelagem de um diagrama de classes, aproveitando esse passo a passo para apresentar as regras desse diagrama.

Nessa segunda parte, veremos como refinar um diagrama de classes, apresentando algumas definições relevantes como escopo, restrições, os relacionamentos de generalização e agregação, além de algumas classes especiais como classe de enumeração, abstrata e de associação.

Refinando as classes

No último artigo, chegamos à primeira versão do nosso modelo de classes, reproduzido na Figura 1. Para entender melhor nosso estudo de caso, vamos apresentar também os requisitos que derem origem a esse modelo. Confira na Tabela 1.

Terminamos o artigo anterior chamando a atenção para alguns tipos de dados que não são os tipos básicos, como inteiro (integer), float (double), booleano (boolean), data e hora (date). Esses tipos diferentes aparecem no atributo sexo da classe Paciente e no atributo " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados