Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 13 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Projeto

UML – Diagrama de Classes

Encontrando classes e desenhando seu diagrama – Parte II

De que se trata o artigo:

Este artigo tem por objetivo apresentar as regras para se modelar um diagrama de classes, partindo da análise prática dos requisitos de um estudo de caso.

Para que serve:

Fornecer aos desenvolvedores ou estudantes da área de sistemas uma linha de entendimento com o intuito de orientá-los a modelar seus diagramas de classes.

Em que situação o tema é útil:

Para quem ainda não modelou classes, ou para quem tem experiência e quer revisar a sintaxe permitida nesse tipo de diagrama.


Vamos dar continuidade ao artigo anterior, no qual demonstramos a partir de um pequeno estudo de caso como é feita a modelagem de um diagrama de classes, aproveitando esse passo a passo para apresentar as regras desse diagrama.

Nessa segunda parte, veremos como refinar um diagrama de classes, apresentando algumas definições relevantes como escopo, restrições, os relacionamentos de generalização e agregação, além de algumas classes especiais como classe de enumeração, abstrata e de associação.

Refinando as classes

No último artigo, chegamos à primeira versão do nosso modelo de classes, reproduzido na Figura 1. Para entender melhor nosso estudo de caso, vamos apresentar também os requisitos que derem origem a esse modelo. Confira na Tabela 1.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo