Artigo Java Magazine 03 - Comunidade

Artigo publicado pela Java Magazine 03.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 03. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Comunidade

 

Os últimos meses foram marcados por um festival de eventos dedicados a Java. Um grande destaque foi o Sun Tech Days (STD), que teve seu sucesso puxado pela presença de James Gosling e de grandes evangelistas da Sun mundial. A quantidade de material que colhemos no STD é suficiente para ocupar várias seções “Comunidade” – aguarde mais por aqui! Nesta edição, contamos com a colaboração de Michael Santos que relata os detalhes do evento da Sun. Outro destaque foi a segunda edição da Maratona 4 Java em Brasília, que superou o sucesso da anterior. E o Estado do Rio teve dois importantes eventos, relatados por Thaís Ferreira do JUGPetrópolis.

Sun Tech Days

Uma conferência de desenvolvedores

Um mini JavaOne. Essa é a melhor descrição para o evento mundial da Sun Microsystems, que fez sua passagem pelo Brasil nos dias 15 e 16 de outubro, na Câmara de Comércio Americano, a AmCham. Palestras dos principais evangelistas, mochila com software para todos os participantes, vários brindes e ainda um coquetel oferecido no primeiro dia fizeram do evento algo memorável.

O Sun Tech Days ocorre anualmente em vários países e esta foi sua primeira vez no Brasil. A novidade, aliada ao fato de James Gosling – o criador do Java – ser um dos palestrantes, contribuíram para que a edição brasileira tenha sido a que recebeu o maior número de inscrições no mundo até agora.

Preparação

Ao chegar ao local do evento, todos os participantes passaram por um processo de registro, recebendo crachás de identificação juntamente com o programa da conferência e alguns “apetrechos” básicos: caderno, caneta, sacola e fichas de avaliação diária do evento, que, devidamente preenchidas, dariam direito a uma mochila exclusiva com vários softwares da plataforma SunONE. Quem não dominava o inglês tinha a opção de retirar na portaria um rádio com fones de ouvido que transmitia a tradução simultânea das palestras.

Ao entrar no saguão principal, podia-se observar estandes de parceiras da Sun, como Oracle, Nokia e Motorola, além de alguns estandes especiais da Sun, como o dos JUGs (grupos de usuários Java). Alguns softwares estavam sendo distribuídos gratuitamente e era possível acessar a internet sem custo através de terminais disponíveis ao público." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados