der=0>

Comunidade

 

Os últimos meses foram marcados por um festival de eventos dedicados a Java. Um grande destaque foi o Sun Tech Days (STD), que teve seu sucesso puxado pela presença de James Gosling e de grandes evangelistas da Sun mundial. A quantidade de material que colhemos no STD é suficiente para ocupar várias seções “Comunidade” – aguarde mais por aqui! Nesta edição, contamos com a colaboração de Michael Santos que relata os detalhes do evento da Sun. Outro destaque foi a segunda edição da Maratona 4 Java em Brasília, que superou o sucesso da anterior. E o Estado do Rio teve dois importantes eventos, relatados por Thaís Ferreira do JUGPetrópolis.

                                 

Sun Tech Days

Uma conferência de desenvolvedores

Um mini JavaOne. Essa é a melhor descrição para o evento mundial da Sun Microsystems, que fez sua passagem pelo Brasil nos dias 15 e 16 de outubro, na Câmara de Comércio Americano, a AmCham. Palestras dos principais evangelistas, mochila com software para todos os participantes, vários brindes e ainda um coquetel oferecido no primeiro dia fizeram do evento algo memorável.

O Sun Tech Days ocorre anualmente em vários países e esta foi sua primeira vez no Brasil. A novidade, aliada ao fato de James Gosling – o criador do Java – ser um dos palestrantes, contribuíram para que a edição brasileira tenha sido a que recebeu o maior número de inscrições no mundo até agora.

Preparação

Ao chegar ao local do evento, todos os participantes passaram por um processo de registro, recebendo crachás de identificação juntamente com o programa da conferência e alguns “apetrechos” básicos: caderno, caneta, sacola e fichas de avaliação diária do evento, que, devidamente preenchidas, dariam direito a uma mochila exclusiva com vários softwares da plataforma SunONE. Quem não dominava o inglês tinha a opção de retirar na portaria um rádio com fones de ouvido que transmitia a tradução simultânea das palestras.

Ao entrar no saguão principal, podia-se observar estandes de parceiras da Sun, como Oracle, Nokia e Motorola, além de alguns estandes especiais da Sun, como o dos JUGs (grupos de usuários Java). Alguns softwares estavam sendo distribuídos gratuitamente e era possível acessar a internet sem custo através de terminais disponíveis ao público.

Durante os dois dias foram servidas diversas refeições (café da manhã com direito a croissants, sucos e doces, almoços com sanduíches, frutas, chocolate e refrigerantes, e diversos coffee-breaks), além de um coquetel completo (com direito a vinho e cerveja à vontade) ao final do primeiro dia.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo