Artigo Java Magazine 12 - Aplicações Web com Eclipse

Neste artigo serão apresentados, passo a passo, a instalação dos três plug-ins e a construção de uma aplicação web básica com o ambiente montado.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 12. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Aplicações Web com Eclipse

Desenvolvendo Servlets e JSP com plug-ins livres

Basta acrescentar alguns plug-ins para transformar o Eclipse em um poderoso ambiente para desenvolvimento de aplicações web

Apesar de toda a popularidade do IDE Eclipse, sua distribuição padrão (plataforma + JDT) não inclui recursos específicos para o desenvolvimento web. Neste artigo serão apresentados três plug-ins – WebApp, SolarEclipse e Aston Wizards –, que, juntos, formam um bom ambiente para o desenvolvimento de aplicações web em Java. Há diversas outras opções de plug-ins livres e proprietários (veja o quadro “Alternativas 'quase livres'”), mas este conjunto é fácil de baixar, instalar e utilizar pelo iniciante.

Na verdade, é possível desenvolver aplicações web sem utilizar nenhum plug-in adicional: o editor de código Java pode ser utilizado para criar e compilar servlets; e o editor de texto, para criar páginas HTML, JSP e descritores web (web.xml). E, como os principais containers web do mercado (tais como Tomcat e Jetty) são 100% Java, podem ser iniciados dentro do workbench, possibilitando a depuração de servlets (e, indiretamente, de JSPs). A vantagem de acrescentar plug-ins especializados vem da facilidade e da automação fornecidas.

O WebApp cuida de configurar um ambiente para execução e depuração com seu container web preferido, além de fornecer uma estrutura de projeto adequada a uma aplicação web (pacote WAR); o SolarEclipse fornece editores com realce de sintaxe para arquivos HTML, CSS, XML e JSP; e o Aston Wizards fornece assistentes para a criação de servlets e páginas JSP.

Neste artigo serão apresentados, passo a passo, a instalação dos três plug-ins e a construção de uma aplicação web básica com o ambiente montado.

Instalação dos plug-ins

Estando o IDE corretamente instalado e funcional, baixe cada plug-in do seu respectivo site (veja links). Os plug-ins WebApp (arquivo com.blueskytime.eclipse.webapp_2.0.0.zip) e Aston Wizards (arquivo com.aston.plugins.zip) devem ser descompactados dentro do diretório plugins da sua instalação do Eclipse; o SolarEclipse (net.sf.solareclipse_0.4.0.bin.dist.zip) deve ser descompactado no diretório raiz do Eclipse. Feitas as instalações inicie (ou reinicie) o IDE.

O WebApp e Aston Wizards serão reconhecidos e configurados imediatamente, mas o SolarEclipse instala uma nova feature, sendo necessário portanto reiniciar o workbench para completar a instalação (o próprio IDE irá solicitar essa reinicialização, veja a Figura 1). Para confirmar que os três plug-ins foram instalados e reconhecidos corretamente, abra Help|About Eclipse Platform e clique em Plug-in Details (Figura 2).

Figura 1. É necessário reinicializar o Eclipse para completar a instalação do SolarEclipse

Figura 2. Relação de plug-ins reconhecidos pelo workbench, indicando o sucesso da instalação do WebApp, SolarEclipse e Aston Wizards

Para simplificar, neste artigo será utilizado o suporte ao Tomcat 4.0.6 incluso na distribuição básica do plug-in WebApp – este utiliza a instalação do Tomcat fornecida pelo próprio Eclipse para seu sistema de ajuda. Dessa forma, o leitor não necessita baixar ou configurar nada além do próprio Eclipse e de um JDK 1.3 ou superior, conforme exigido pelo IDE, e poderá seguir os roteiros do artigo em qualquer plataforma suportada.

É possível baixar no site do WebApp plug-ins adicionais, que trazem a capacidade de executar versões mais recentes do Tomcat ou o container web Resin, mas neste caso o leitor deverá cuidar da instalação desses containers e conhecer detalhes de sua configuração.

 

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados