Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 12. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

jm12_capa.gif

Principal style="MARGIN: 0cm 70.75pt 0pt 0cm">Aplicações Web com Eclipse

Desenvolvendo Servlets e JSP com plug-ins livres

Basta acrescentar alguns plug-ins para transformar o Eclipse em um poderoso ambiente para desenvolvimento de aplicações web

Apesar de toda a popularidade do IDE Eclipse, sua distribuição padrão (plataforma + JDT) não inclui recursos específicos para o desenvolvimento web. Neste artigo serão apresentados três plug-ins – WebApp, SolarEclipse e Aston Wizards –, que, juntos, formam um bom ambiente para o desenvolvimento de aplicações web em Java. Há diversas outras opções de plug-ins livres e proprietários (veja o quadro “Alternativas 'quase livres'”), mas este conjunto é fácil de baixar, instalar e utilizar pelo iniciante.

Na verdade, é possível desenvolver aplicações web sem utilizar nenhum plug-in adicional: o editor de código Java pode ser utilizado para criar e compilar servlets; e o editor de texto, para criar páginas HTML, JSP e descritores web (web.xml). E, como os principais containers web do mercado (tais como Tomcat e Jetty) são 100% Java, podem ser iniciados dentro do workbench, possibilitando a depuração de servlets (e, indiretamente, de JSPs). A vantagem de acrescentar plug-ins especializados vem da facilidade e da automação fornecidas.

O WebApp cuida de configurar um ambiente para execução e depuração com seu container web preferido, além de fornecer uma estrutura de projeto adequada a uma aplicação web (pacote WAR); o SolarEclipse fornece editores com realce de sintaxe para arquivos HTML, CSS, XML e JSP; e o Aston Wizards fornece assistentes para a criação de servlets e páginas JSP.

Neste artigo serão apresentados, passo a passo, a instalação dos três plug-ins e a construção de uma aplicação web básica com o ambiente montado.

Instalação dos plug-ins

Estando o IDE corretamente instalado e funcional, baixe cada plug-in do seu respectivo site (veja links). Os plug-ins WebApp (arquivo com.blueskytime.eclipse.webapp_2.0.0.zip) e Aston Wizards (arquivo com.aston.plugins.zip) devem ser descompactados dentro do diretório plugins da sua instalação do Eclipse; o SolarEclipse (net.sf.solareclipse_0.4.0.bin.dist.zip) deve ser descompactado no diretório raiz do Eclipse. Feitas as instalações inicie (ou reinicie) o IDE.

O WebApp e Aston Wizards serão reconhecidos e configurados imediatamente, mas o SolarEclipse instala uma nova feature, sendo necessário portanto reiniciar o workbench para completar a instalação (o próprio IDE irá solicitar essa reinicialização, veja a Figura 1). Para confirmar que os três plug-ins foram instalados e reconhecidos corretamente, abra Help|About Eclipse Platform e clique em Plug-in Details (Figura 2).

Figura 1. É necessário reinicializar o Eclipse para completar a instalação do SolarEclipse

Figura 2. Relação de plug-ins reconhecidos pelo workbench, indicando o sucesso da instalação do WebApp, SolarEclipse e Aston Wizards

Para simplificar, neste artigo será utilizado o suporte ao Tomcat 4.0.6 incluso na distribuição básica do plug-in WebApp – este utiliza a instalação do Tomcat fornecida pelo próprio Eclipse para seu sistema de ajuda. Dessa forma, o leitor não necessita baixar ou configurar nada além do próprio Eclipse e de um JDK 1.3 ou superior, conforme exigido pelo IDE, e poderá seguir os roteiros do artigo em qualquer plataforma suportada.

É possível baixar no site do WebApp plug-ins adicionais, que trazem a capacidade de executar versões mais recentes do Tomcat ou o container web Resin, mas neste caso o leitor deverá cuidar da instalação desses containers e conhecer detalhes de sua configuração.

 

Alternativas "quase livres"

Em muitas áreas de aplicação, o software livre vem se destacando por oferecer alternativas superiores aos concorrentes proprietários, mas no caso do desenvolvimento web com o Eclipse a situação ainda não é essa. Extensões proprietárias ao Eclipse, como o WebSphere Studio da IBM, oferecem mais recursos e facilidades do que os plug-ins livres disponíveis no momento, só que estão acima do orçamento de muitas empresas, e especialmente de desenvolvedores individuais. Entretanto, há algumas opções quase tão poderosas mas a custo bem mais acessível, algumas delas gratuitas:

 

·       Lomboz (www.objectlearn.com) fornece todos os recursos fornecidos pelos plug-ins vistos neste artigo (execução de containers web, modelos para projetos e componentes de aplicações web, editores especializados para JSP e HTML) – e ainda mais, incluindo recursos para o desenvolvimento de EJBs centrado no XDoclet. Ele é freeware, e em seu site web há um anúncio de que, em breve, seu código-fonte será disponibilizado sob uma licença aberta. Curiosamente, sua documentação recomenda que seja complementado por outro plug-in, o JBoss IDE (veja o quadro “Outros plug-ins livres”), por conta de seu editor de XDoclet;

·       STRECL (www.strecl.com) fornece modelos de projetos, assistentes e editores especializados para aplicações web em Java construídas em torno do Struts, além de recursos interessantes para a geração automatizada de classes segundo o design pattern DAO (Data Access Object). Ele é licenciado por desenvolvedor, mas o fornecedor também manifestou planos de torná-lo livre, pois não pretende investir mais no desenvolvimento do produto, embora não tenha divulgado detalhes mais específicos até este momento. Para a execução das aplicações web, é utilizado o plug-in livre ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo