Artigo Java Magazine 43 - Dados na Web com o NetBeans 5.5

Neste tutorial veremos como criar uma aplicação que usa novos recursos da versão 5.5 para criar uma aplicação web com JSF e a tecnologia de persistência Java Persistence API (JPA), parte do Java EE 5.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 43. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Dados na Web com o NetBeans 5.5

Desenvolvimento Java EE 5 rápido usando JSF e JPA

Veja o quanto é simples o desenvolvimento de aplicações web com acesso a banco de dados usando o NetBeans 5.5

O NetBeans 5.5 aumenta muito a produtividade na construção de aplicações para internet. Neste tutorial veremos como criar uma aplicação que usa novos recursos da versão 5.5 para criar uma aplicação web com JSF e a tecnologia de persistência Java Persistence API (JPA), parte do Java EE 5.

Criando o projeto

No NetBeans 5.5, vá até o menu File|New Project, localize a opção Web do lado esquerdo, selecione o item Web Application e clique em Next. Como nome do projeto, usaremos “javamagazine” (veja a Figura 1). Altere também a propriedade Source Structure para Jakarta ao invés de usar o padrão BluePrints. Isto criará uma organização de diretórios mais familiar, com um diretório src para os códigos Java e um web específico para as páginas HTML, JSP e imagens da aplicação.

No passo seguinte, indicamos que será usado JavaServer Faces (JSF) no projeto. Selecione o item correspondente e observe que são habilitadas opções adicionais para que o suporte a JSF funcione adequadamente (Figura 2). Altere a opção Servlet URL Pattern para *.jsf. Isso faz com que a aplicação JSF seja processada sempre que for chamada um página com extensão .jsf (quando isso acontecer o Faces Servlet, que é o controlador do JSF, será executado). Conclua a geração do projeto clicando em " [...] continue lendo...

Artigos relacionados