Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 43. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.imagem_pdf.jpg

Dados na Web com o NetBeans 5.5

Desenvolvimento Java EE 5 rápido usando JSF e JPA

Veja o quanto é simples o desenvolvimento de aplicações web com acesso a banco de dados usando o NetBeans 5.5

O NetBeans 5.5 aumenta muito a produtividade na construção de aplicações para internet. Neste tutorial veremos como criar uma aplicação que usa novos recursos da versão 5.5 para criar uma aplicação web com JSF e a tecnologia de persistência Java Persistence API (JPA), parte do Java EE 5.

Criando o projeto

No NetBeans 5.5, vá até o menu File|New Project, localize a opção Web do lado esquerdo, selecione o item Web Application e clique em Next. Como nome do projeto, usaremos “javamagazine” (veja a Figura 1). Altere também a propriedade Source Structure para Jakarta ao invés de usar o padrão BluePrints. Isto criará uma organização de diretórios mais familiar, com um diretório src para os códigos Java e um web específico para as páginas HTML, JSP e imagens da aplicação.

No passo seguinte, indicamos que será usado JavaServer Faces (JSF) no projeto. Selecione o item correspondente e observe que são habilitadas opções adicionais para que o suporte a JSF funcione adequadamente (Figura 2). Altere a opção Servlet URL Pattern para *.jsf. Isso faz com que a aplicação JSF seja processada sempre que for chamada um página com extensão .jsf (quando isso acontecer o Faces Servlet, que é o controlador do JSF, será executado). Conclua a geração do projeto clicando em Finish.

 

Figura 1. Início do projeto Web JSF de nosso tutorial

Figura 2. Terceira e última etapa na criação de um projeto web

 

Usando o NetBeans como front-end de bancos de dados

O NetBeans suporta o acesso e a manipulação de bancos de dados dentro do IDE, através da aba Runtime. As operações com bancos de dados podem ser realizadas no item Databases.

Vamos usar o banco de dados MySQL para o nosso exemplo. O download da versão de produção do MySQL pode ser feito em ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo