Artigo Java Magazine 45 - IBM DB2 para desenvolvedores Java

Conheça características do DB2 Express-C, e desenvolva aplicações Java SE, e stored procedures em Java e SQL PL.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 45. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

IBM DB2 para desenvolvedores Java

Usando a versão gratuita do DB2 e sua integração com Java

Conheça características do DB2 Express-C, e desenvolva aplicações Java SE, e stored procedures em Java e SQL PL

Recentemente tivemos uma grande reviravolta no mercado de banco de dados – após a ascensão de bancos de dados livres como MySQL, PostgreSQL e Firebird, as grandes fornecedoras de SGBDs proprietários lançaram versões gratuitas de seus produtos. Entre as opções temos o Oracle 10g Express Edition (coberto na matéria de capa da Edição 43), o Microsoft SQL Server 2005 Express Edition e o IBM DB2 Express-C Edition (atualmente na versão 8.2), este ultimo o alvo do nosso artigo.

Estas versões gratuitas, porém, impõem algumas limitações para sua utilização: número máximo de processadores, quantidade de memória e tamanho da base de dados. A idéia é que se comece desenvolvendo usando a versão gratuita e mais tarde se migre para uma versão paga, quando as necessidades da aplicação o justificarem. Mas as limitações não são tão grandes, e muitas aplicações de pequeno a médio porte poderão utilizar os bancos “express” permanentemente.

Vantagens do IBM DB2 Express-C

Comparando a versão Express-C do DB2 com as versões gratuitas do Oracle e do MS SQL Server (veja a Tabela 1), você pode perceber que um dos diferenciais é em relação ao tamanho permitido para a base de dados. Enquanto Oracle e o SQL Server impõem limite de 4 Gb, no IBM DB2 este limite não existe. Sendo assim a versão Express-C do IBM DB2 pode ser utilizada até mesmo em sistemas com enorme volume de dados.

 

"

SGBD

Qtde de processadores

Qtde de memória

Tamanho do BD

Oracle 10g Express Edition

1

1 GB

4 GB

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados