/loja/img/capaJava45_G.jpg" align=baseline border=0>

IZE: 10pt; FONT-FAMILY: Verdana">Usando a versão gratuita do DB2 e sua integração com Java

Conheça características do DB2 Express-C, e desenvolva aplicações Java SE, e stored procedures em Java e SQL PL

Recentemente tivemos uma grande reviravolta no mercado de banco de dados – após a ascensão de bancos de dados livres como MySQL, PostgreSQL e Firebird, as grandes fornecedoras de SGBDs proprietários lançaram versões gratuitas de seus produtos. Entre as opções temos o Oracle 10g Express Edition (coberto na matéria de capa da Edição 43), o Microsoft SQL Server 2005 Express Edition e o IBM DB2 Express-C Edition (atualmente na versão 8.2), este ultimo o alvo do nosso artigo.

Estas versões gratuitas, porém, impõem algumas limitações para sua utilização: número máximo de processadores, quantidade de memória e tamanho da base de dados. A idéia é que se comece desenvolvendo usando a versão gratuita e mais tarde se migre para uma versão paga, quando as necessidades da aplicação o justificarem. Mas as limitações não são tão grandes, e muitas aplicações de pequeno a médio porte poderão utilizar os bancos “express” permanentemente.

Vantagens do IBM DB2 Express-C

Comparando a versão Express-C do DB2 com as versões gratuitas do Oracle e do MS SQL Server (veja a Tabela 1), você pode perceber que um dos diferenciais é em relação ao tamanho permitido para a base de dados. Enquanto Oracle e o SQL Server impõem limite de 4 Gb, no IBM DB2 este limite não existe. Sendo assim a versão Express-C do IBM DB2 pode ser utilizada até mesmo em sistemas com enorme volume de dados.

 

SGBD

Qtde de processadores

Qtde de memória

Tamanho do BD

Oracle 10g Express Edition

1

1 GB

4 GB

SQL Server 2005 Express

1

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo