Artigo Java Magazine 60 - M-Stocks App

Artigo da Revista Java Magazine Edição 60.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

M-Stocks App

Plataforma Java ME chega ao Mercado Financeiro

Saiba como foi o desenvolvimento de uma aplicação Java ME que provê acesso fácil a informações do mercado financeiro a partir do seu dispositivo móvel

De que se trata o artigo:

Uso da plataforma Java ME como base para o desenvolvimento de um aplicativo voltado para o mercado financeiro: M-Stocks App. Neste artigo todas as etapas do desenvolvimento deste projeto foram apresentadas. Mostrando assim, os principais desafios e técnicas utilizadas.

 

Para que serve:

Proporcionar um raio-X nas principais etapas que compreendem o desenvolvimento de uma aplicação móvel. Apresentando técnicas, soluções, boas práticas, assim como algumas características do mundo móvel que devem ser levadas em consideração, tanto durante a fase de projeto, quanto na de implementação. Além disso, mostrar como a plataforma Java ME vem amadurecendo com os anos, proporcionando o suporte ao desenvolvimento de aplicações complexas.

 

Em que situação o tema é útil:

Há momentos em que é muito importante analisar soluções desenvolvidas por outras pessoas, já que estas, em muitas ocasiões, podem ter superado desafios que estamos enfrentado ou que estão por vir.

 

M-Stocks App:

A plataforma Java ME tem permitido a construção de aplicações complexas e robustas com acesso à rede, assim como diversos outros recursos. Baseado nesta tecnologia, o M-Stocks App, um aplicativo para acessar informações do mercado financeiro, foi construído enfrentando vários desafios e limitações, mas que não impeditivas, do ambiente móvel.

Desafios estes como o enriquecimento da interface gráfica através da construção de componentes gráficos (Canvas), persistência (RMS), acesso a Internet (HTTP), internacionalização, arquitetura, dentre outros.

Testes unitários também foram desenvolvidos, através do Mobile JUnit, para efetuar a checagem do funcionamento dos componentes da aplicação. Garantindo assim uma maior confiabilidade ao liberar a aplicação para os usuários.

Por fim, a utilização das ferramentas WTK da Sun, Eclipse, EclipseME e Antenna deram todo o suporte necessário para que a aplicação fosse escrita e testada com precisão. Sem falar do uso dos WTK’s de diversos fabricantes, que possibilitou um teste mais amplo em diferentes ambientes.

 

Não é novidade para ninguém o crescimento do mercado financeiro brasileiro. Televisão, jornais e revistas freqüentemente noticiam os índices crescentes da BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo). De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a BOVESPA encerrou 2007 com uma valorização de 43.7%, aos 63.886 pontos, registrando a sua quinta alta anual consecutiva. Este resultado classifica-a como uma das mais rentáveis bolsas do mundo.

Motivados pela estável política econômica brasileira, investidores internos e externos vêm se mostrando cada vez mais interessados em investir dinheiro no nosso mercado, o que acaba refletindo nos altos índices de rentabilidade alcançados pelos ativos[1] brasileiros. Para se ter uma idéia, em 2007, a BOVESPA ultrapassou 1 trilhão de reais em giro financeiro.

Dentre investidores internos e externos, se destaca a fatia de investidores pessoa-física. De acordo com o jornal O Globo, em Janeiro de 2008, cerca de 24% dos investidores da BOVESPA são desta categoria. Incentivados tanto pela grande rentabilidade, quanto por programas de incentivo da própria BOVESPA e do Governo Federal, pessoas comuns estão vendo na bolsa de valores uma oportunidade de aumentar os seus rendimentos. E foi pensando neste perfil de investidores que a idéia do M-Stocks App surgiu.

O objetivo deste projeto é prover para este perfil de investidor que, casualmente ou não, deseja acompanhar os ativos de seu interesse, um mecanismo de acesso às essas informações de uma forma fácil e rápida. A idéia de desenvolver uma aplicação móvel se adequou bem a este contexto, pois elimina a necessidade de ter sempre um PC por perto, aproveitando assim, o aparelho celular que sempre nos acompanha no dia-a-dia.

Neste artigo iremos explorar como foi feito todo o desenvolvimento deste projeto. Mostrando as tecnologias usadas, ferramentas, técnicas, os desafios encontrados, entre outros. O intuito é tentar mostrar as características e etapas que compõem o processo de desenvolvimento de uma aplicação móvel, especificamente com a plataforma Java ME.

O que é o M-Stocks App?

O M-Stocks App é um aplicativo móvel que acessa informações do mercado financeiro e as exibe de forma amigável, na tela do seu dispositivo móvel (e.g. Celular, " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados