Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

AN style="FONT-SIZE: 10pt; BACKGROUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana; moz-background-clip: -moz-initial; moz-background-origin: -moz-initial; moz-background-inline-policy: -moz-initial">

o:p>

Plataforma Java ME chega ao Mercado Financeiro

Saiba como foi o desenvolvimento de uma aplicação Java ME que provê acesso fácil a informações do mercado financeiro a partir do seu dispositivo móvel

De que se trata o artigo:

Uso da plataforma Java ME como base para o desenvolvimento de um aplicativo voltado para o mercado financeiro: M-Stocks App. Neste artigo todas as etapas do desenvolvimento deste projeto foram apresentadas. Mostrando assim, os principais desafios e técnicas utilizadas.

 

Para que serve:

Proporcionar um raio-X nas principais etapas que compreendem o desenvolvimento de uma aplicação móvel. Apresentando técnicas, soluções, boas práticas, assim como algumas características do mundo móvel que devem ser levadas em consideração, tanto durante a fase de projeto, quanto na de implementação. Além disso, mostrar como a plataforma Java ME vem amadurecendo com os anos, proporcionando o suporte ao desenvolvimento de aplicações complexas.

 

Em que situação o tema é útil:

Há momentos em que é muito importante analisar soluções desenvolvidas por outras pessoas, já que estas, em muitas ocasiões, podem ter superado desafios que estamos enfrentado ou que estão por vir.

 

M-Stocks App:

A plataforma Java ME tem permitido a construção de aplicações complexas e robustas com acesso à rede, assim como diversos outros recursos. Baseado nesta tecnologia, o M-Stocks App, um aplicativo para acessar informações do mercado financeiro, foi construído enfrentando vários desafios e limitações, mas que não impeditivas, do ambiente móvel.

Desafios estes como o enriquecimento da interface gráfica através da construção de componentes gráficos (Canvas), persistência (RMS), acesso a Internet (HTTP), internacionalização, arquitetura, dentre outros.

Testes unitários também foram desenvolvidos, através do Mobile JUnit, para efetuar a checagem do funcionamento dos componentes da aplicação. Garantindo assim uma maior confiabilidade ao liberar a aplicação para os usuários.

Por fim, a utilização das ferramentas WTK da Sun, Eclipse, EclipseME e Antenna deram todo o suporte necessário para que a aplicação fosse escrita e testada com precisão. Sem falar do uso dos WTK’s de diversos fabricantes, que possibilitou um teste mais amplo em diferentes ambientes.

 

Não é novidade para ninguém o crescimento do mercado financeiro brasileiro. Televisão, jornais e revistas freqüentemente noticiam os índices crescentes da BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo). De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a BOVESPA encerrou 2007 com uma valorização de 43.7%, aos 63.886 pontos, registrando a sua quinta alta anual consecutiva. Este resultado classifica-a como uma das mais rentáveis bolsas do mundo.

Motivados pela estável política econômica brasileira, investidores internos e externos vêm se mostrando cada vez mais interessados em investir dinheiro no nosso mercado, o que acaba refletindo nos altos índices de rentabilidade alcançados pelos ativos[1] brasileiros. Para se ter uma idéia, em 2007, a BOVESPA ultrapassou 1 trilhão de reais em giro financeiro.

Dentre investidores internos e externos, se destaca a fatia de investidores pessoa-física. De acordo com o jornal O Globo, em Janeiro de 2008, cerca de 24% dos investidores da BOVESPA são desta categoria. Incentivados tanto pela grande rentabilidade, quanto por programas de incentivo da própria BOVESPA e do Governo Federal, pessoas comuns estão vendo na bolsa de valores uma oportunidade de aumentar os seus rendimentos. E foi pensando neste perfil de investidores que a idéia do M-Stocks App surgiu.

O objetivo deste projeto é prover para este perfil de investidor que, casualmente ou não, deseja acompanhar os ativos de seu interesse, um mecanismo de acesso às essas informações de uma forma fácil e rápida. A idéia de desenvolver uma aplicação móvel se adequou bem a este contexto, pois elimina a necessidade de ter sempre um PC por perto, aproveitando assim, o aparelho celular que sempre nos acompanha no dia-a-dia.

Neste artigo iremos explorar como foi feito todo o desenvolvimento deste projeto. Mostrando as tecnologias usadas, ferramentas, técnicas, os desafios encontrados, entre outros. O intuito é tentar mostrar as características e etapas que compõem o processo de desenvolvimento de uma aplicação móvel, especificamente com a plataforma Java ME.

O que é o M-Stocks App?

O M-Stocks App é um aplicativo móvel que acessa informações do mercado financeiro e as exibe de forma amigável, na tela do seu dispositivo móvel (e.g. Celular, Smartphone, Palmtop e BlackBerry). Este aplicativo, por sua vez, foi totalmente desenvolvido utilizando a plataforma Java ME. Mais à frente falaremos o porquê da escolha desta plataforma.

Em sua versão atual, a 2.0.1, o aplicativo disponibiliza três importantes funcionalidades:

·         Cotações de Ativos: Mostra a cotação (variação, preço médio, volume, preço de compra e venda, entre outros) de um determinado ativo (veja Figura 1);

·         Índices Mundiais: Mostra um resumo (i.e. volume e variação) dos principais mercados mundiais (entre elas, Bovespa, Nasdaq, Dow Jones) (Figura 1);

·         Gerenciador de Portfólio: Permite a criação de uma carteira de ativos (e.g. lista de ativos que você investe), o que possibilita acompanhá-los em conjunto. Ao adicionar um ativo no portfólio, o usuário informa o preço da compra e a quantidade de ações. Isso permite que o aplicativo acompanhe a lucratividade ou prejuízo do investimento, de acordo com a cotação mais atualizada (veja Figura 2).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo