Artigo Webmobile 6 - Remote Control
Artigo publicado pela revista WebMobile edição 6
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Remote Control
Controle seu PC a partir de um
Pocket ou Smartphone
Este artigo tem por objetivo demonstrar como criar um software para controlar remotamente um computador pessoal (PC) utilizando um Pocket PC, um Smartphone ou outro PC. Ele se aplica a:
- Microsoft .NET Compact Framework 1.1;
- Microsoft Visual Studio.NET 2003;
- C#;
- Windows 98, Windows ME, Windows 2000 e Windows XP.
Introdução
Podemos utilizar um Pocket PC e um software desenvolvido em C# (ou VB.NET) para que o Pocket possa controlar e disparar algumas funções em um computador pessoal. Para isso, precisamos basicamente de um software cliente (que será executado no Pocket) e um software servidor (que será executado no PC). O software cliente deverá ser capaz de se conectar ao software servidor através de seu endereço IP e ficará encarregado de enviar mensagens predefinidas para o software servidor. Este, por sua vez, ficará encarregado de processar tais mensagens e executar algumas funções.
Esse é o funcionamento básico de todo tipo de controle remoto, seja ele para TVs ou para carrinhos de controle remoto. O software cliente deve enviar mensagens em um padrão específico, implementado pelo servidor. Isso é necessário para que novos clientes possam ser implementados para um mesmo servidor.
O software servidor disponível neste artigo poderá receber os comandos de um cliente escrito em qualquer linguagem. De forma semelhante a este exemplo, você também pode implementar um software que dispare raios infra-vermelhos através da porta IR do Pocket para mudar o canal, aumentar ou diminuir o volume ou até desligar qualquer TV, Vídeo-Cassete, DVD Player ou aparelhos de som. Para que isso seja possível, é necessário que saibamos o padrão de código a ser enviado para cada um desses dispositivos.
A maioria dos fabricantes de TVs, DVD Players ou Vídeo-Cassete enviam junto ao manual do equipamento um código de padrões para que controles remotos universais sejam configurados. Basta adquirir um manual como esse para que seu software controle o dispositivo em questão.
Criando o software cliente (Pocket PC)
Para criar a aplicação cliente, siga os passos descritos a seguir:
1.Abra o Visual Studio .NET 2003;
2.No menu File, clique em New Project;
3.Em Project Types, selecione Visual C# Projects;
4.Em Templates, selecione Smart Device Application;
5.Na opção Name digite RemoteClient e clique em OK (Figura 1).
Figura 1. Criando a aplicação cliente.
Na janela que aparecerá, mantenha as opções padrão (Pocket PC e Windows Application) e clique em OK. Criado o projeto, adicionaremos os componentes que farão parte da interface (formulário principal) segundo a Tabela 1 e Figura 2.
|
Controle |
Name |
Text |
Misc |
|
Label |
lblIP |
IP: |
|
|
TextBox |
txtIP |
|
|
|
Label |
lblServerPort |
Porta: |
|
|
TextBox |
" |
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo