Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 6. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

wm06_capa.JPG

ET 2003;

  • C#;
  • Windows 98, Windows ME, Windows 2000 e Windows XP.
  • Introdução

    Podemos utilizar um Pocket PC e um software desenvolvido em C# (ou VB.NET) para que o Pocket possa controlar e disparar algumas funções em um computador pessoal. Para isso, precisamos basicamente de um software cliente (que será executado no Pocket) e um software servidor (que será executado no PC). O software cliente deverá ser capaz de se conectar ao software servidor através de seu endereço IP e ficará encarregado de enviar mensagens predefinidas para o software servidor. Este, por sua vez, ficará encarregado de processar tais mensagens e executar algumas funções.

    Esse é o funcionamento básico de todo tipo de controle remoto, seja ele para TVs ou para carrinhos de controle remoto. O software cliente deve enviar mensagens em um padrão específico, implementado pelo servidor. Isso é necessário para que novos clientes possam ser implementados para um mesmo servidor.

    O software servidor disponível neste artigo poderá receber os comandos de um cliente escrito em qualquer linguagem. De forma semelhante a este exemplo, você também pode implementar um software que dispare raios infra-vermelhos através da porta IR do Pocket para mudar o canal, aumentar ou diminuir o volume ou até desligar qualquer TV, Vídeo-Cassete, DVD Player ou aparelhos de som. Para que isso seja possível, é necessário que saibamos o padrão de código a ser enviado para cada um desses dispositivos.

    A maioria dos fabricantes de TVs, DVD Players ou Vídeo-Cassete enviam junto ao manual do equipamento um código de padrões para que controles remotos universais sejam configurados. Basta adquirir um manual como esse para que seu software controle o dispositivo em questão.

    Criando o software cliente (Pocket PC)

    Para criar a aplicação cliente, siga os passos descritos a seguir:

    1.      Abra o Visual Studio .NET 2003;

    2.      No menu File, clique em New Project;

    3.      Em Project Types, selecione Visual C# Projects;

    4.      Em Templates, selecione Smart Device Application;

    5.      Na opção Name digite RemoteClient e clique em OK  (Figura 1).

     image001.png

    Figura 1. Criando a aplicação cliente.

    Na janela que aparecerá, mantenha as opções padrão (Pocket PC e Windows Application) e clique em OK. Criado o projeto, adicionaremos os componentes que farão parte da interface (formulário principal) segundo a Tabela 1 e Figura 2.

     

    Controle

    Name

    Text

    Misc

    Label

    lblIP

    IP:

     

    TextBox

    txtIP

     

     

    Label

    lblServerPort

    Porta:

     

    TextBox

    txtServerPort

    695

     

    TextBox

    ResponseTextBox

     

    Multiline: True

    Readonly: True

    Label

    Mensagem

     

     

    TextBox

    txtMessage

    ...

    Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
    • 473 Cursos
    • 10K Artigos
    • 100 DevCasts
    • 30 Projetos
    • 80 Guias
    Tenha acesso completo