Artigo Webmobile 6 - TV digital móvel

Artigo publicado pela revista WebMobile edição 6

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 6. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

TV digital móvel

Por Hallyson Melo, Leonardo Sobral e Alexandro Santos

TV digital móvel combina os dois produtos de consumo mais vendidos na história: televisão e telefone celular. Os aparelhos móveis atuais já oferecem diversas funcionalidades como enviar e-mails, mensagens multimídia, ouvir MP3, rádio, acessar a internet, baixar imagens, assistir vídeos, consultar a agenda e diferentes formas de conectividade: infravermelho (IrDA), Bluetooth e Wi-Fi. Agora, como uma evolução natural, assistir canais de TV juntamente com diversos serviços oferecidos pela TV digital móvel será o próximo avanço.

Quem nunca perdeu tempo em uma fila de banco ou na sala de espera do médico e teve que ver programas que não gostava enquanto queria assistir o noticiário? Ou, que bom seria se o filhão ficasse quietinho no banco de trás do carro vendo desenhos animados na hora do rush. E naquela viagem? Que bom seria ter uma TV de bolso e poder levá-la para onde quiser! Este é um sonho que está próximo de virar realidade.

As utilidades de um dispositivo de TV móvel para os usuários são muitas, criando um grande mercado já bem identificado pelas principais empresas de telefonia celular e de TV. Antes de grandes investimentos, as companhias promoveram pesquisas de mercado e testes piloto para verificar a aceitação desse novo produto. Os resultados foram bastante positivos, com a maioria dos entrevistados demonstrando interesse em pagar para ter acesso aos serviços.

A idéia de TV móvel não é nova, contudo, limitações de bateria, display e tamanho dificultavam a aceitação em massa de qualquer produto com tecnologia analógica. A revolução digital, o desenvolvimento de displays coloridos e de processadores pequenos e velozes, mecanismos para economizar a bateria, além dos avanços em técnicas de compressão e streaming de áudio e vídeo, fizeram com que a construção de dispositivos com TV digital móvel tenha se tornado uma realidade.

Este artigo apresenta os serviços que estarão disponíveis nos dispositivos com TV móvel, os padrões que estão surgindo e os aparelhos que já estão no mercado. Também são apresentadas as possibilidades para o modelo de negócios e as oportunidades para desenvolvedores de software nesta nova tecnologia.

Transmissão em broadcast

Algumas operadoras de telefonia já têm fornecido serviços de TV móvel para seus assinantes, fazendo proveito do aumento da taxa de transmissão dos sistemas a partir do 2.5G. Mas como era de se esperar, a transmissão de multimídia em um canal dedicado para cada assinante gera um uso ineficiente da banda de freqüência, já que o mesmo stream é transmitido para vários usuários.

Utilizando um sistema de transmissão em broadcast, a operadora envia áudio, vídeo e dados para todos os usuários utilizando um mesmo canal, economizando largura de banda e diminuindo o custo dos dados enviados. Esse novo canal pode ser implementado tanto com a extensão dos sistemas atuais, os conhecidos CDMA, TDMA e GSM, ou com a adição de um outro meio de comunicação no dispositivo como a TV digital móvel. Ou seja, os celulares teriam um receptor adicional com antena, demodulador, filtros, etc.

 

Figura 1. Arquitetura do sistema de TV digital móvel.

 

O canal de broadcast é essencialmente unidirecional, ou seja, o dispositivo móvel apenas recebe dados. Para adicionar interatividade com o usuário, os sistemas de TV móvel prevêem a integração com a rede celular (Figura 1), possibilitando o desenvolvimento de novos serviços de TV digital, como será discutido na próxima seção. A Nota 1 apresenta as definições de broadcast, multicast e unicast, servindo como ilustração para o entendimento dos termos.

 

Nota 1. Broadcast, Multicast e Unicast

Broadcast é o termo usado para descrever uma arquitetura de comunicação em que uma informação é enviada de um ponto para todos os outros pontos de rede. Um elemento transmissor envia dados para todos os pontos conectados na rede."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados