ASP.NET MVC – Criando uma aplicação MVC compatível com o Windows Azure

Como na web já existe uma grande diversidade de materiais, artigos e exemplos exemplificando a utilização, adequação e introdução ao Windows Azure, decidi criar este artigo, que tem como objetivo demonstrar como podemos de uma forma muito simple

Olá,

Como na web já existe uma grande diversidade de materiais, artigos e exemplos exemplificando a utilização, adequação e introdução ao Windows Azure, decidi criar este artigo, que tem como objetivo demonstrar como podemos de uma forma muito simples, criar uma aplicação ASP.NET MVC  compatível com a hospedagem no Windows Azure.

Bom, primeiramente precisamos instalar o pacote de ferramentas de trabalho do Windows Azure para o Visual Studio (Windows Azure Tools for Microsoft Visual Studio and SDK), pode-se realizar o download do mesmo clicando aqui.

Com o pacote instalado, vamos abrir o Visual Studio e podemos perceber que existe um novo tipo de template disponível chamado “Cloud”, que nos disponibiliza a criação de projetos do tipo “Windows Azure Project”. Veja na imagem abaixo:


Figura 1.0

Selecionamos então o nome do nosso projeto e clicamos em OK. Note agora que é exibido uma lista com as linguagens disponíveis. Conforme a figura 2.0:

Figura 2.0

Se selecionarmos “Visual C#”, note que é exibido todos os tipos de projetos presentes para a plataforma Windows Azure, vamos selecionar a “ASP.NET MVC 2 Web Role” e adicioná-la a nossa solução. Como na imagem abaixo:

Figura 3.0

OBS: Você deve ter percebido que na imagem acima é exibido projetos com dois tipos de RolesWeb Role e Worker Role, para eventuais dúvidas sobre o que são Roles e as principais existentes dentro do Windows Azure veja este artigo.

Pronto, note que a estrutura de nossa aplicação está criada.

Figura 4.0

 

Foram criados dois projetos, um contendo a estrutura normal de uma aplicação ASP.NET MVC, contendo a mais apenas o arquivo WebRole.cs e um outro projeto, contendo as configurações para a hospedagem no Windows Azure.

 

Atente-se

Para que o Development Fabric crie um Emulador de armazenamento é necessário que haja uma instancia do SQL Server 2005 ou superior na máquina que estiver sendo executado o projeto. Caso não possua uma instância em sua área de trabalho, mas possua um servidor em rede pode utilizar o seguinte código no prompt de comando do SDK do Azure:

DsInit /Server: Nome do Servidor

Caso ocorra algum erro será exibido uma mensagem deste tipo ao rodar a aplicação:

 

Figura 5.0

 

Note agora que, quando rodamos nossa aplicação é iniciado o Emulador para Windows Azure:

Figura 6.0

E nossa aplicação é iniciada com êxito.

Figura 7.0

Conclusão

Neste artigo pudemos criar uma aplicação ASP.NET MVC que pode ser suportada sobre o Windows Azure, explorando a Web Role e utilizando o Emulador para Windows Azure presente no SDK do Azure.


Este artigo foi publicado originalmente aqui.

Artigos relacionados