ASP.NET Web Forms: Exibindo uma mensagem de Aguarde

Veja neste artigo como exibir uma mensagem de Aguarde em todo POST de sua aplicação ASP.NET Web Forms.

Em todos os sistemas web existem vários problemas que não são vistos pelos programadores e testers, e sim pelos usuários do sistema. Um dos problemas mais graves que acontece e que poucos conseguem perceber é quando um usuário clica duas vezes em um botão para gravar um registro no banco e o sistema acaba gravando duas vezes o mesmo registro. Este artigo descreve uma resolução simples e prática para aplicar em seu sistema .NET utilizando o Microsoft Visual Studio 2008 e um simples JavaScript.

Registro duplicado

A aplicação web é executada no servidor, a cada acesso o servidor processas a página solicitada e envia somente o HTML para o cliente. Cada vez que você clica em um botão a página dispara um evento que será processado no servidor que em seguida retorna a página toda para o cliente. Esse processo é chamado de POST. Por esse motivo todo POST que ocorre a página “pisca”.

Existe um tempo em que a página ainda fica em exibição no browser antes de piscar. Esse é o tempo em que a aplicação leva para enviar a requisição ao servidor, o servidor por sua vez processar a informação e retornar o HTML. E também existe outro tempo que o browser fica em branco, que é o tempo em que o HTML é renderizado no browser.

Quando o usuário clica uma vez e no botão a página envia a requisição ao servidor e ainda mostra a página, aí o usuário clica outra vez no botão e envia outra requisição ao browser. O servidor recebendo duas requisições irá gravar duas vezes o mesmo registro.

Solução

Para solucionar esse problema, criei um JavaScript que em todo POST é acrescentado um div na frente da página toda e enquanto esse div estiver aparecendo não dará outro POST. Assim bloqueia o usuário clicar duas vezes com o mouse ou mesmo apertar duas vezes a tecla enter. A diferença dessa solução apresentada para o UpdateProgress, recurso presente no Microsoft Ajax .NET, é que o UpdateProgress só atua no UpdatePanel enquanto essa solução do Aguarde atua em qualquer post da sua solução sem retrabalho em todas as páginas.

Então vamos ao que interessa. O código, seguindo os passos.

Crie um novo website no Visual Studio. Chamei a minha de TesteMSGAguarde.

Crie uma pasta chamada JS dentro do seu WebSite e nessa pasta adicione um novo arquivo JScript chamado MSGAguarde.js e adicione o seguinte código:

function avisoAguarde() { if(document.getElementById('divProcessando')) { document.getElementById('divProcessando').style.display=''; return; } oDiv = document.createElement("div"); with (oDiv) { id = "divProcessando"; } document.body.appendChild(oDiv); }

O código acima verifica se o div já existe, caso sim, o torna visível, caso não, cria um novo.

Agora crie um arquivo de classe no seu WebSite chamado BaseWebUi.cs (se seu site for em C#), cujo código será o seguinte:

public class BaseWebUi : System.Web.UI.Page { protected override void OnInit(EventArgs e) { //se o div de Aguarde ainda estiver mostrando ele tira ScriptManager src = ScriptManager.GetCurrent(Page); if (src != null) ScriptManager.RegisterClientScriptBlock( this, typeof(void), "TiraDivAguarde", "if(document.getElementById('divProcessando')) document.getElementById('divProcessando') .style.display = 'none';", true); else ClientScript.RegisterStartupScript( typeof(Page), "TiraDivAguarde", "if(document.getElementById('divProcessando')) document.getElementById('divProcessando') .style.display = 'none';", true); ClientScript.RegisterOnSubmitStatement( this.GetType(), "zerarfiltro", "if(document.getElementById('divProcessando') && document.getElementById('divProcessando') .style.display!='none')return false;"); ClientScript.RegisterOnSubmitStatement( this.GetType(), "Aguarde", "if (typeof(ValidatorOnSubmit) == 'function' && ValidatorOnSubmit() == false) return false; avisoAguarde();"); base.OnInit(e); } }

A classe herda da System.Web.UI.Page e sobrescreve o método OnInit (que é executado toda vez que a página é carregada). O método onInit chama a função javascript avisoAguarde() e impede o post se o divProcessando estiver na tela.

Agora é só referenciar o arquivo JS e adaptar o BaseWebUi à sua página. Abra o arquivo Default.aspx.cs (se seu site for em C#) e troque a herança de System.Web.Ui.Page para BaseWebUi.

Abra o arquio Default.aspx e entre as tags Head coloque a referência ao arquivo MSGAguarde.js, da seguinte forma:

<script type="text/javascript" src="js/MSGAguarde.js"></script>

Agora vamos dar um visual para o DIV como Theme. Crie um Asp.Net Folderdo tipo Theme, chamado MSG. Adicione uma pasta chamada Imagens em seu Theme MSG e nessa mesma pasta, copie um GIF animado com uma mensagem de aguarde de sua preferência. Em seguida adicione um novo arquivo CSS em seu Theme MSG. A estrutura de pastas deve ficar semelhante à Figura 1.

Figura 1. Theme com imagem e CSS

E escreva um Theme para o DIV que aparecerá na frente da tela a cada post. Neste exemplo foi utilizado o seguinte CSS:

#divProcessando { background: url(imagens/carregandopagina.gif) no-repeat center; position:fixed; z-index:99; width:100%; height:100%; top:0; left:0; }

Adicione o Theme MSG para toda a sua aplicação. Abra o arquivo Web.Config e na tag adicione a propriedadetheme=”MSG”.

Pronto! Agora todo post que a sua página fizer irá aparecer a imagem de Aguarde.

Teste

Para testar nossa aplicação crie um botão do asp.net na Default.aspx e no evento Click, digite o seguinte código:

System.Threading.Thread.Sleep(1000);

O código serve para quando o evento Click do botão for acionado, o sistema espera um segundo, para efeito de emular um processamento mais longo. Execute a página e clique no botão e a seguinte mensagem aparecerá para avisar que o sistema está processando.

Figura 2. Aplicação em execução

Um problema simples pode destruir um projeto. Essa solução é simples de implementar e funciona quando a página possui validators ou até mesmo Ajax, isso dá muito mais qualidade ao software. E lembre-se sempre, o cliente é fiel a qualidade e não à empresa.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados