Benefícios das listas genéricas no .Net - Revista Easy .Net Magazine 28

Neste artigo serão apresentados os benefícios da utilização de listas genéricas no .NET, com uma explicação prévia de conceitos fundamentais para a compreensão deste recurso.

Por que eu devo ler este artigo: Listas genéricas
Neste artigo serão apresentados os benefícios da utilização delistas genéricas no .NET, com uma explicação prévia de conceitos fundamentais paraa compreensão deste recurso. Começaremos falando sobre a memória da aplicaçãopara então abordarmos os conceitos de value type e reference type, dando todo oembasamento necessário para a compreensão dos recursos de boxing e unboxing. A partir daí detalharemos o uso das listas genéricas, que são usadas paraarmazenamento de objetos em memória, desde a sua conceituação até a suaimplementação, através de um exemplo prático e objetivo onde onstruiremos umcadastro de pessoas em memória fazendo uso de diversos métodos da classe List.

Em que situação o tema é útil: Este tema é útil para qualquer projeto de software que venha a fazer uso de listas de objetos em memória, auxiliando o desenvolvedor na compreensão do funcionamento e dos recursos disponíveis para manipulação de listas, podendo ser utilizado, como por exemplo, para a criação de cache de objetos em memória, possibilitando o aumento da performance da aplicação.

Tradicionalmente no desenvolvimento de software nós temos a necessidade de trabalhar com estruturas de dados que agrupam uma série de elementos. Inicialmente, nos tempos da programação estruturada, nós tínhamos à nossa disposição apenas os arrays, que nos permitiam armazenar informações dentro de uma estrutura indexada que fornecia métodos básicos para inserir, remover e recuperar tais informações.

Com a chegada da orientação a objetos este cenário mudou e diversas implementações surgiram para trabalharmos com listas de objetos. Tais objetos passaram a ser disponibilizados diretamente pelas APIs das principais linguagens, como .NET e Java.

Lista é uma relação de objetos que podem representar Pessoas, Carros, Bicicletas, tipos Inteiros, Strings, Decimais, dentre outros, ou seja, elas permitem que uma lista de objetos seja armazenada e manipulada em memória.

Antes de entrarmos no mérito das listas, vamos ver melhor alguns conceitos fundamentais para a compreensão das mesmas.

Memória do Computador X Memória da Aplicação

A memória do computador é o local físico onde são alocados as instruções e dados utilizados pelos processos em execução na máquina. Em operação normal, esta memória contém partes do sistema operacional e algumas aplicações que estão sendo executadas.

A memória da aplicação é uma porção da memória do computador alocada pelo sistema operacional para rodar determinada aplicação. Essa memória está dividida em duas partes, Stack e Heap, conforme mostra a Figura 1.

Figura 1. Ilustração da divisão da memória da aplicação

O espaço da stack é onde ficam registradas as variáveis declaradas em nosso sistema. O local onde o conteúdo desta variável será armazenado vai depender se esta variável é de um value type ou um reference type.

Tipos de Dados por Valor (value type)

Uma variável declarada como um tipo de dados por valor é estruturada na memória para conter um valor diretamente, ou seja, quando declaramos variáveis do tipo int, string, char, byte e todos os tipos que derivam de "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados