Ciclo de gerenciamento de projetos nas grandes empresas

Este artigo apresenta uma visão geral do ciclo de gerenciamento de projetos nas grandes empresas. Serão discutidos temas como planejamento estratégico, priorização de projetos e o que fazer com as lições aprendidas.

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Este artigo visa fornecer uma visão geral do ciclo de gerenciamento de projetos nas grandes empresas, analisando o que é um planejamento estratégico, como são priorizados os projetos, de que forma a integração da demanda pode contribuir e as lições que podem ser aprendidas durante seu planejamento e execução. Através deste artigo, o leitor poderá ter uma visão geral e atualizada de como surgem os projetos dentro de uma organização. Será possível observar seu ciclo de vida, de que forma ele é priorizado, como o planejamento estratégico influencia na decisão de sua construção, a curva S como forma de exibir sua situação financeira e de que forma é percebida e documentada toda experiência vivida durante seu planejamento e execução.

As empresas vêm buscando identificar, com mais precisão, quais são os projetos certos (lucrativos) a serem executados, e com isso montar um portfólio mais rentável, a curto, médio e longo prazo. Quando se fala em gerenciamento de projetos nas grandes empresas, devemos estudar e avaliar todo o contexto no qual os projetos estão inseridos e todos os benefícios que este gerenciamento traz para a empresa. Podemos dizer que os projetos não passam de ideias (necessidades), é apenas o meio de se alcançar um objetivo maior, e que na maioria das vezes, estão diretamente associados ao planejamento estratégico da organização.

Para que essa ideia (necessidade) seja priorizada, é necessário identificar sua relevância, sua importância estratégica, seus benefícios x custo e etc. A empresa precisa saber se possui recursos humanos e financeiros disponíveis para esta execução, e se os retornos financeiros esperados desses investimentos atendem ao alinhamento estratégico organizacional.

Como surgem os projetos na organização?

Surgem da necessidade das empresas de operacionalizar um planejamento estratégico, através de objetivos e metas bem definidos, que convergem de forma específica para uma necessidade real da organização (planejada ou não). Um projeto pode surgir de diversas formas:

  • Demanda de mercado – Podemos citar como exemplo uma companhia automobilística que autoriza um projeto para a fabricação de carros energeticamente eficientes em resposta à escassez de gasolina;
  • Oportunidade/necessidade estratégica de negócios - Por exemplo, uma empresa de treinamento autoriza um projeto para criar um novo curso para aumentar sua receita;
  • Necessidade de natureza social – Como uma organização não governamental de um país em desenvolvimento, por exemplo, que autoriza um projeto para fornecer sistemas de água potável, latrinas e educação sanitária às comunidades vítimas de altos índices de doenças contagiosas;
  • Consideração ambiental - Por exemplo, uma companhia de serviços públicos autoriza um projeto para criar um novo serviço de compartilhamento de carros elétricos para reduzir a poluição;
  • Solicitação de cliente – Podemos exemplificar como uma companhia de energia elétrica que autoriza um projeto de construção de uma nova subestação para atender a um novo parque industrial;

  • Avanço tecnológico - Por exemplo, uma empresa de produtos eletrônicos autoriza um novo projeto para desenvolver um laptop mais veloz, mais barato e menor em decorrência dos avanços em memória computacional e tecnologia eletrônica e; "

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