Comandos Básicos do Linux – Listando Diretórios

Este artigo é destinado aquelas pessoas que ainda estão iniciando no mundo Linux e que necessitam acessar o Linux para realizar alguma operação com os comandos básicos do linux.

Comandos Básicos do Linux

Este artigo é destinado aquelas pessoas que ainda estão iniciando no mundo Linux e, eventuamente necessitam acessar o Linux para realizar alguma operação.

Listando Diretórios

O comando ls lista os diretórios no Linux, como é visto na figura abaixo.


Listando Diretórios com comando ls.

Somente com o comando ls conseguimos visualizar os arquivos e pastas do diretório. Mas se eu quiser saber o tamanho do arquivo ou pasta? A data de criação? Como faço? Para isso é necessário informar alguns argumentos que são utilizado com o comando ls. Vamos ver alguns destes argumentos abaixo:

ls -l

O comando ls junto com o paranetro -l exibe os arquivos e pastas do diretório em forma de lista.

Este comando nos mostra mais informações que o primeiro, vamos analizar cada uma delas. A primeira linha, total, é exibido o tamanho que o diretório está ocupando no disco.

ls -h

No Linux pode-se fazer combinações de parametros, no caso do -h o mesmo só tem utilidade de utilizado com o -l. O ls -lh irá exibir de forma mais "humana" o resultado do comando ls -l.

ls -a

O parametro -a exibe os arquivos e pastas que estão ocultas no diretório. No Linux arquivos e pastas que começam com . (ponto) no inicio do nome, são pastas ou arquivos ocultos.

ls -R

O ls quando utilizando junto com o parametro -R faz com que seja exibido de forma recursiva o diretório, ou seja, se você fizer um ls -R no diretório em que você está localizado, será exibido os arquivos do diretório atual e de todas as pastas que tem este diretório, como se pode ver na figura abaixo.


Listando Diretórios com comando ls -R.

man ls

Se você tiver alguma dúvida sobre o comando ls e todos os parametros disponíveis, o Linux possui um recurso muito legal, o man. O man é um comando que exibe toda a documentação de ajuda de qualquer comando do Linux, então, digitando man ls é exibido o manual do comando ls.

Assim terminamos esta introdução aos comandos básicos do linux, enviem feedbacks com críticas e/ou sugestões. Até o próximo artigo!

Links Úteis

  • Curso de PHP e MVC: Como fazer um CRUD 1:N:
    Neste curso você aprenderá a implementar um sistema de CRUD com duas entidades que se relacionam de forma 1:N em PHP, usando para isso o padrão arquitetural MVC.
  • Você conhece o método chinês?:
    O método chinês é uma técnica de depuração manual, amplamente utilizada no meio acadêmico, mas especialmente útil quando precisamos analisar um código sem ter o apoio de um editor.
  • Criando meu primeiro projeto no Java:
    Neste curso você aprenderá a criar o seu primeiro programa com Java, e não, ele não será um simples “Hello, World!”. :) Para isso, vamos começar ensinando como instalar o Java e preparar o ambiente de desenvolvimento.

Saiba mais sobre Engenharia de Software ;)

  • Guias Engenharia de Software :
    Encontre aqui os Guias de estudo sobre os principais temas da Engenharia de Software. De metodologias ágeis a testes, de requisitos a gestão de projetos
  • Gestão de Projeto:
    Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como gerenciar projetos de software. Confira abaixo a sequência de posts que te guiarão do básico ao avançado em Gestão de Projetos.
  • Requisitos, Modelagem e UML:
    Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como elicitar requisitos, gerenciá-los e modelar o software com as principais técnicas do mercado. Abaixo, confira os posts que te auxiliarão ao longo desse aprendizado.
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados