Comandos Básicos do Linux

Este artigo é destinado aquelas pessoas que ainda estão iniciando no mundo Linux e, eventuamente necessitam acessar o Linux para realizar alguma operação.

Listando Diretórios

O comando ls lista os diretórios no Linux, como é visto na figura abaixo.

Listando Diretórios com comando Is
Listando Diretórios com comando ls.

Somente com o comando ls conseguimos visualizar os arquivos e pastas do diretório. Mas se eu quiser saber o tamanho do arquivo ou pasta? A data de criação? Como faço? Para isso é necessário informar alguns argumentos que são utilizado com o comando ls. Vamos ver alguns destes argumentos abaixo:

ls -l

O comando ls junto com o paranetro -l exibe os arquivos e pastas do diretório em forma de lista.

Este comando nos mostra mais informações que o primeiro, vamos analizar cada uma delas. A primeira linha, total, é exibido o tamanho que o diretório está ocupando no disco.

ls -h

No Linux pode-se fazer combinações de parametros, no caso do -h o mesmo só tem utilidade de utilizado com o -l. O ls -lh irá exibir de forma mais "humana" o resultado do comando ls -l.

ls -a

O parametro -a exibe os arquivos e pastas que estão ocultas no diretório. No Linux arquivos e pastas que começam com . (ponto) no inicio do nome, são pastas ou arquivos ocultos.

ls -R

O ls quando utilizando junto com o parametro -R faz com que seja exibido de forma recursiva o diretório, ou seja, se você fizer um ls -R no diretório em que você está localizado, será exibido os arquivos do diretório atual e de todas as pastas que tem este diretório, como se pode ver na figura abaixo.

Listando Diretórios com comando Is -R
Listando Diretórios com comando ls -R.

man ls

Se você tiver alguma dúvida sobre o comando ls e todos os parametros disponíveis, o Linux possui um recurso muito legal, o man. O man é um comando que exibe toda a documentação de ajuda de qualquer comando do Linux, então, digitando man ls é exibido o manual do comando ls.

Assim terminamos esta introdução aos comandos básicos do linux, enviem feedbacks com críticas e/ou sugestões. Até o próximo artigo!

Links Úteis

  • Curso de PHP e MVC: Como fazer um CRUD 1:N:
    Neste curso você aprenderá a implementar um sistema de CRUD com duas entidades que se relacionam de forma 1:N em PHP, usando para isso o padrão arquitetural MVC.
  • Você conhece o método chinês?:
    O método chinês é uma técnica de depuração manual, amplamente utilizada no meio acadêmico, mas especialmente útil quando precisamos analisar um código sem ter o apoio de um editor.
  • Criando meu primeiro projeto no Java:
    Neste curso você aprenderá a criar o seu primeiro programa com Java, e não, ele não será um simples “Hello, World!”. :) Para isso, vamos começar ensinando como instalar o Java e preparar o ambiente de desenvolvimento.

Saiba mais sobre Engenharia de Software ;)

  • Guias Engenharia de Software :
    Encontre aqui os Guias de estudo sobre os principais temas da Engenharia de Software. De metodologias ágeis a testes, de requisitos a gestão de projetos
  • Gestão de Projeto:
    Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como gerenciar projetos de software. Confira abaixo a sequência de posts que te guiarão do básico ao avançado em Gestão de Projetos.
  • Requisitos, Modelagem e UML:
    Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como elicitar requisitos, gerenciá-los e modelar o software com as principais técnicas do mercado. Abaixo, confira os posts que te auxiliarão ao longo desse aprendizado.