curso Criando meu primeiro projeto no Java

Neste curso você aprenderá a criar o seu primeiro programa com Java, e não, ele não será um simples “Hello, World!”. :) Para isso, vamos começar ensinando como instalar o Java e preparar o ambiente de desenvolvimento. Como IDE, vamos utilizar o Intellij IDEA. Feito isso, nas aulas seguintes vamos abordar conceitos fundamentais da programação orientada a objetos com Java. Assim, vamos tratar sobre pacotes, como criar a primeira classe, declarar atributos, tudo de acordo com a Orientação a ... Ver mais Objetos. Com esse propósito, também falaremos sobre encapsulamento, métodos de acesso, como utilizar classes do Java e instanciar objetos. Por fim, veremos, ainda, como imprimir informações na tela, ler dados do teclado, bem como conheceremos um pouco sobre estruturas de repetição e de condição.

Este conteúdo faz parte dos guias:

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Curso de Java

Aula 1 - free

Introdução

Aprender Java é uma tarefa que envolve muitos conceitos. No entanto, como veremos, todos eles são de simples compreensão e, de certa forma, acabam se complementando. Aqui vamos aprender esses conceitos na prática.
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Aula 2 - mvp

Configurando o ambiente de desenvolvimento

Para começar a programar em Java o primeiro passo é configurar o ambiente de desenvolvimento. Aprenda, portanto, tudo o que é necessário para isso: instalar o kit de desenvolvimento Java (JDK), e instalar uma IDE, que neste caso será a Intellij IDEA.
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Aula 3 - mvp

Criando o projeto

Com o ambiente de desenvolvimento pronto, já é possível criar um projeto. Sempre que você precisar criar um programa em Java, o primeiro passo é criar o projeto. É no projeto que estarão organizados todos os arquivos a ele relacionados.
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Aula 4 - mvp

Entendendo e criando o primeiro pacote

Um dos conceitos mais básicos do Java é o conceito de pacote. Com o objetivo de manter o projeto organizado, ele permite agrupar arquivos de código com características em comum. Aprenda o que é, como criar e a nomear pacotes.
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Aula 5 - mvp

Programando a primeira classe

Outro conceito presente no Java recebe o nome de Classe. Uma classe permite abstrair objetos do mundo real de forma que possamos representá-los via código. Aprender sobre classes é um passo muito importante para programar Orientado a Objetos.
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Aula 6 - mvp

Como declarar atributos

Para representar um objeto do mundo real, uma classe precisa ter algo que represente as características desse objeto. Na programação, a essas características damos o nome de atributos. Vamos, então, aprender sobre eles e como declará-los.
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Aula 7 - mvp

Entendendo os construtores

Ao programar uma classe estamos criando uma “fôrma” que pode ser utilizada para criar objetos. E para criar objetos, algo fundamental é o uso de construtores. Aprenda, sobre eles neste vídeo.
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Aula 8 - mvp

Criando os getters e setters

Agora que já declaramos os atributos, precisamos fornecer uma forma de acessá-los a partir de outras classes. Em Java, e em outras linguagens orientadas a objetos, para isso programamos os métodos de acesso, também conhecidos como getters e sett
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Aula 9 - mvp

Programando o método toString()

Outro método muito utilizado no Java é o método toString(). Ele tem como objetivo apresentar o estado de um objeto na forma de texto. Explicação abstrata, não é mesmo? Assista este vídeo e aprenda mais sobre esse método.
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Aula 10 - mvp

Programando a classe Colecionador

Como em nosso programa vamos ter um colecionador, nada melhor, para representá-lo em nosso código, do que criar uma classe com esse mesmo nome: Colecionador.
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Aula 11 - mvp

Meu primeiro programa Java

Agora, vamos criar o nosso primeiro programa. Em Java, a classe que contém o código responsável por iniciar a aplicação é a classe que contém o método main(). Vejamos como executar um código Java e imprimir informações na tela.
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Aula 12 - mvp

Lendo dados do teclado

Para que o usuário possa interagir com nosso programa, precisamos, de alguma forma, possibilitar que ele digite as informações. Mas, como podemos ler os dados informados pelo teclado? Aprenda como utilizar alguns recursos da biblioteca do Java.
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Aula 13 - mvp

Criando o programa Colecionador de Itens

Já sabemos como imprimir dados na tela e ler dados do teclado. Podemos, então, programar o trecho mais importante do nosso programa, o qual permitirá ao usuário informar os itens da coleção.
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Aula 14 - mvp

Declarando uma estrutura de repetição

Para que o usuário possa informar mais de um item, nosso programa precisa executar um mesmo trecho de código mais de uma vez. Qual o melhor caminho para isso? Conheça mais um recurso do Java: a estrutura de repetição e evite código repetido.
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Aula 15 - mvp

Declarando uma estrutura de condição

Para concluir nosso curso e encerrar o primeiro contato com o Java, aprenda também sobre estrutura de condição. Com ela podemos indicar que um bloco de código deve ser executado apenas se determinada condição for atendida.
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