Como conectar ao MySQL no Entity Framework

Aprenda neste conteúdo a utilizar o Entity Framework em conjunto com o banco de dados MySQL. Veremos aqui quais pacotes devem ser instalados e quais configurações devem ser realizadas no projeto.

O Entity Framework é um framework de Mapeamento Objeto-Relacional, ou seja, ele nos permite acessar bancos de dados de uma forma que não precisamos lidar com tabelas e SQL diretamente. Ao invés disso trabalhamos com as classes de domínio da nossa aplicação (Cliente, Produto, etc.) e persistimos suas informações por meio de uma estrutura completamente orientada a objetos.

Na base do Entity Framework está o ADO.NET, principal biblioteca para acesso a bancos de dados do .NET Framework, e que provê as classes para conexão, leitura e escrita de tabelas, etc. Seu uso, porém, é abstraído pelo framework, simplificando nosso trabalho, como ilustra a Figura 1.

Figura 1. Estrutura de uso do Entity Framework

O ADO.NET, por sua vez, utiliza o conceito de providers para permitir o acesso a diferentes bancos. Esses providers são bibliotecas de classes que implementam as interfaces do ADO.NET e, portanto, podem ser acoplados nessa estrutura e utilizados pelo Entity Framework, como vemos na Figura 2.

Figura 2. Estrutura de providers do ADO.NET

Graças a essa estrutura, podemos lidar com diferentes bancos usando o Entity Framework, bastando basicamente utilizar o provider correto e fazer as configurações necessárias na aplicação.

Veja o vídeo na pagina completa
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados