Conceitos e Exemplo: Web Site Administration Tool

Confira neste artigo os conceitos e um exemplo com a ferramenta de Administração do ASP.NET, o Administration Tool.

Conceitos e Exemplo: Web Site Administration Tool

Olá pessoal, neste artigo veremos os conceitos e exemplossobre a ferramenta de administração do ASP.NET, o Administration Tool. Acompanhem:

 Esta ferramenta, que pode ser acessada pelo Visual Studio, possibilita o gerenciamento de partesdo Web.Config sem a necessidade de inserirmos informações manuais. O Web Site Administration Tool além de alterar os dados no Web.Config, também cria um banco de dados apropriado para ser usado pelo SQL Server Express na pasta App_Data da aplicação, para armazenamento desses dados.

 Lembrando que a ferramenta de administração só pode ser usada em um projeto do tipo ASP.NET Web Site. Se for do tipo Web Application, não será possível o uso da ferramenta.

 Dito isto, crie um ASP.NET Web Site para seguir nossos exemplos. Agora clique no menuWebsite e escolha a opção ASP.NET Configuration. Note que será aberto uma página em seu browser:


 As facilidades de configuração do ASP.NET incluem um número de configurações herdadas, que representam grande parte dos tipos de configurações encontrados na maioria dos sites Web. Um exemplo de configuração herdada é a string de configuração de banco de dados (como boa prática, normalmente as strings de conexão são incluídas no Web.Config, e não direto no código).

 Como podemos notar na imagem acima, a Administration Tool contém três abas, confira a descrição de cada uma e a imagem que a representa:

·Security ou Segurança– Pode ser empregado para configurar as opções de autenticação e autorização, como adicionar e excluir usuários, ou mesmo associá-los a regras de segurança;


·ApplicationConfiguration ou Configuração de Aplicativo – Por esta aba podemos gerenciar configurações diversas da aplicação, como gerenciamento de pares/valor específicos, configurações de SMTP que determinam como os e-mails serão gerenciados pelo site, ativação ou desativação da depuração e do rastreamento, além de permitir que a aplicação fique off-line caso seja necessário fazer alguma manutenção;

 

·ProviderConfiguration ou Configuração de Provedor – Através desta aba, podemos gerenciar os provedores de banco de dados. As primeiras versões do .NET (ADO.NET) trabalhavam com uma camada gerenciada entre a aplicação e várias fontes de dados, e o gerenciamento dos provedores tomava um pouco das habilidades da programação. O ADO.NET inclui várias implementações das mesmas interfaces. A quantidade de mudanças no código, no caso de uma mudança de provedor de banco de dados, por exemplo, pode ser diminuída. Desde a versão 2.0 do ASP.NET, temos a arquitetura Data Provider, que simplifica a conexão e o uso das fontes de dados. O ASP.NET nos conecta a um banco de dados armazenado na pasta App_Data do site Web. Esta aba deve ser empregada quando for necessário usar outro banco de dados na aplicação. Lembrando que o provider padrão é o SQL Server.


 Com essa ferramenta temos diversas opções ao nosso alcance que customizam o tempo que perderíamos fazendo essas operações manualmente.

 Deixo como dica para que vasculhem as opções do Administration Tool e façam testes com ele, que é muito útil para nossas aplicações.

Assim finalizo o artigo. Muito obrigado a todos!

Um abraço, e até o próximo artigo

Wellington Balbo de Camargo

wellingtonbalbo@gmail.com

Artigos relacionados