Conhecendo a classe System.Environment do .NET Framework

Veja neste artigo uma apresentação detalhada das propriedades da classe System.Environment do .NET Framework, utilizada para obter informações sobre o ambiente de trabalho da aplicação.

Introdução

A classe estática System.Environment, introduzida na versão 1.0 do .NET Framework e aperfeiçoada nas versões posteriores, fornece informações e métodos para se acessar as principais informações sobre o ambiente de trabalho da aplicação, como versão do sistema operacional e diretório do executável, por exemplo.

Na documentação dessa classe ela possui a seguinte descrição:

“Provides information about, and means to manipulate, the current environment and platform. This class cannot be inherited.”.

Essa classe é de grande utilidade para sistemas dos mais variados tipos, em situações como:

Essas são apenas algumas das possíveis situações onde a classe System. Environment pode ser mostrar como solução, mas qualquer um pode encontrar nessa classe utilidades que vão além de qualquer exemplo dado nesse artigo.

Aqui daremos ênfase às propriedades dessa classe, as quais serão explicadas e, na medida do possível, serão utilizadas em um exemplo prático para facilitar a compreensão por parte do leitor.

Propriedades da classe System.Environment

Exemplo de uso

O exemplo abaixo (Console Application) faz uso da propriedade faz uso de algumas das propriedades vistas acima para verificar a existência de um arquivo (Sistema.txt) no diretório da aplicação. Caso esse arquivo não exista, o usuário tem a opção de cria-lo e, em seguida, o seu conteúdo é apresentado na tela (nome do computador e do usuário conectado no Windows).

Listagem 1: Exemplo de uso da classe system.Environment

using System; using System.Collections.Generic; using System.IO; using System.Linq; using System.Text; using System.Threading.Tasks; namespace ConsoleApplication1 { class Program { static void Main(string[] args) { string nome_arquivo = System.Environment.CurrentDirectory + "\\Sistema.txt"; if(!File.Exists(nome_arquivo)) { Console.WriteLine("O arquivo de configuração não foi localizado."); Console.WriteLine("Arquivo: ", nome_arquivo); Console.WriteLine("Deseja criá-lo agora? S - Sim | N - Não"); string resposta = Console.ReadLine().ToUpper(); if (resposta.Equals("S")) { StreamWriter sw = new StreamWriter(nome_arquivo); sw.WriteLine("Estação de trabalho: ", System.Environment.MachineName); sw.WriteLine("Usuário: ", System.Environment.UserName); sw.Close(); Console.WriteLine("Arquivo criado com sucesso."); Console.WriteLine("-".PadLeft(50, '-')); StreamReader sr = new StreamReader(nome_arquivo); Console.WriteLine(sr.ReadToEnd()); sr.Close(); } } Console.ReadLine(); } } }

O resultado da execução desse código é apresentado na Figura 1, a seguir.


Figura 1: Exemplo em execução

Conclusão

Como já foi dito, existem diversas situações onde essa classe pode ser utilizada. O exemplo acima mostrou o uso de apenas três de suas propriedades de forma combinada. Outros procedimentos mais avançados como criação de arquivos de log ou situações onde se usa arquivos mapeados podem também ter o desenvolvimento facilitado pelo uso dessa importante classe.

Então finalizamos por aqui esse artigo. Até a próxima.

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