Criando um pacote de instalação com o INNO SETUP

Neste artigo descrevo passo-a-passo o processo de instalação do SQL Server 2005 Express Edition (SQL Express) com o INNO SETUP.

Depois de ler vários artigos sobre a criação de pacotes com INNO SETUP, resolvi escrever um para mostrar o quão poderosa é essa ferramenta de criação de setup. Criado em 1997 por Jordan Russel, o INNO SETUP vem sendo aprimorado a cada versão e utilizado por mais e mais desenvolvedores no mundo inteiro. Originalmente o INNO SETUP é desenvolvido em Delphi, mas isto não quer dizer que ele não gere pacotes de instalação para as mais diversas linguagens e ferramentas de programação. Vou me ater ao Visual Basic 6.0, que apesar de ser uma grande ferramenta de desenvolvimento, não possui uma ferramenta adequada para a criação de setups.

O grande problema para a compilação e distribuição de aplicativos em Visual Basic são os run-times criados e o registro das DLL’s e OCXs. Quem nunca se deparou com esses erros? Mostrarei neste artigo como criar aplicações mais profissionais e como resolver tal problema com o INNO SETUP.


Mãos à obra. Inicie o INNO SETUP clique em próximo (next)

Escolha a seguinte opção: CREATE A NEW SCRIPT FILE USING THE SCRIPT WIZARD como mostra a figura a seguir.


CREATE A NEW SCRIPT FILE USING THE SCRIPT WIZARD

O WIZARD para um novo projeto será iniciado, clique em OK para passar para a próxima etapa onde você deve informar:


Nesta etapa você deve informar o diretório e nome da pasta que será criada para o seu aplicativo.

Por default virá sempre pasta em arquivos de programas se você clicar na seta aparecerá custom e você poderá informar o local que seu aplicativo irá residir. Se seu aplicativo tiver conexões com banco de dados, é aconselhável que ele resida em C:


Nesta etapa você deve informar o local em que seu aplicativo está compilado.

Nesta etapa informe o nome da pasta a ser criada no menu INICIAR e todos os atalhos que você quiser que INNO SETUP crie.

Agora, se desejar, você pode informar a documentação do seu aplicativo, bem como mensagem que deve aparecer no início e no fim da instalação.


Escolha os idiomas que você quer para sua instalação.

Bom, estamos quase lá, informe agora a pasta onde deverá ser criado o SETUP, bem como seu ícone e senha para instalação, se assim desejar.


SETUP foi criado com sucesso

Salve o seu script no local que desejar.

Repare que apesar de ter informado o local onde se deveria registrar as Dll(s) e Ocx(s) o INNO SETUP registrará na pasta que você pediu para residir seu aplicativo. Se você instalar desta maneira irá aparecer aquelas mensagens de erro que nos deixa louco da vida e perguntando; o que fiz de errado? O que devo fazer para corrigir o problema?

Bom, para corrigir esse erro você deve informar no script onde as Dll(s) e Ocx(s) devem ser registradas. Para tanto basta mudar o endereço “” para o caminho da pasta system32 que e o seguinte: “C:\\WINNT\system32”. Depois basta clicar em “RUN” para que compilação seja refeita.Pronto, seu aplicativo está pronto para ser distribuído.

Espero que este artigo sobre o INNO SETUP, aqui descrito, possa ajudá-lo.

Saiu na DevMedia!

  • O que são Servlets?:
    A programação para a Web nem sempre foi a área mais forte do Java. No início, ficávamos restritos a scripts CGI e Applets.
  • Um bate papo sobre REST & RESTful:
    Você sabe o que é REST e RESTful? Será que toda aplicação deveria ser RESTful? Confira um bate papo sobre essas e outras dúvidas aqui.
  • Introdução ao HTML:
    O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para a criação de páginas na web. Sua principal finalidade é estruturar o conteúdo disponibilizado em uma página. O Objetivo deste curso é guiar você pelos principais elementos do HTML na prática.

Saiba mais sobre SQL ;)

  • Curso Completo de MySQL:
    Este curso foi desenvolvimento com o objetivo de apresentar ao aluno os principais recursos desde poderoso SGBD, claro que para isso temos que aprender os fundamentos do banco de dados MySQL.
  • Curso de SQL:
    A linguagem SQL é amplamente utilizada em diversos tipos de aplicações que utilizem bancos de dados relacionais. Neste curso conheceremos os primeiros comandos da linguagem SQL (Structured Query Language), utilizada na estruturação e consulta de bancos de dados relacionais como MySQL e SQL Server.
  • Curso de Administração de Banco de Dados com SQL Server:
    ​Neste curso estudaremos os principais tópicos necessários para profissionais que utilizam o SQL Server como servidor de banco de dados no dia a dia. O conteúdo do curso é apresentado desde o processo de instalação até o gerencialmente de objetos e instruções SQL.
  • Curso de PostgreSQL:
    Este curso apresenta os principais recursos básicos para quem deseja trabalhar com administração e implementação de bancos de dados PostgreSQL. Abordaremos tópicos como instalação de componentes desse SGBD na plataforma Windows.
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados