Criando uma Aplicação com RAD 2010 e MySQL 5.1 - Parte 1

Pequeno Tutorial sobre a criação de aplicativos usando o RAD 2010 com o MySQL 5.1 atravês dos componentes DBX.

Neste tutorial venho falar de um assunto que talvez não seja novidade para muitos, mas acredito que deverá ser muito útil para alguns desenvolvedores. Vou comentar sobre a criação de uma aplicação usando o RAD 2010 e o banco de dados MySQL 5.1.

 

Neste primeiro artigo desta série, vamos efetuar o download do MySQL e configurar o mesmo em nosso micro. Para isso vá ao link http://dev.mysql.com/downloads/mysql/ e baixe o MySQL 5.1, e no link http://dev.mysql.com/downloads/gui-tools/5.0.html baixe o administrador que facilita bastante na criação do banco.

 

Após realizado o download dos arquivos vamos dar inicio a instalação do MySQL 5.1. Iniciando o instalador, vá clicando em “next” mantendo as opções originais até o inicio da instalação. Ao terminar o processo de instalação, será exibida a seguinte tela:




A Mantenha a opção “Configure the MySQL Server now” marcada. Já a opção “Register the MySQL Server now” é para realizar o registro do aplicativo junto a Sun para receber atualizações automáticas. O uso desta opção fica a critério de cada um.

 

A seguir iremos configurar o MySQL em nosso micro. Na primeira tela que será exibida, apenas cliente em “Next”, e tela a seguir clique na opção “Standart Configuration” e na seqüência clieque em “Next” novamente.




Na tela a seguir, deixe marcado a opção “Install As Windows Service”, que indica que o MySQL ficará como um servido do windows.

A opção “Launch the MySQL Server automatically”, define se o MySQL sera inicializado juntamente com o windows. Caso deixe desmarcado o aplicativo deverá ser inicializado manualmente.




Na tela seguinte informe uma senha de acesso ao banco de dados. O usuário padrão é “root”.




Na próxima tela cliente na opção “Execute” e aguarde a conclusão da instalação.

 

Caso a tela que aparecerá na seqüência seja igual a esta abaixo, quer dizer que seu banco de dados MySQL foi instalado corretamente.




Agora vamos instalar a ferramenta para administração de banco de dados do MySQL 5.1. Iniciando o instalador, clique em “Next” mantendo quando solicitado a opção “Complete” selecionada.

Após a conclusão, clique em “Finish”.

 

Agora vá no menu do windows “Iniciar->programas->MySQL->MySQL Administrator”. Será exibido a seguinte tela:




Em “Server Host” informe localhost, em “Username” root, e em “Password” informe a senha que foi criada anteriormente na configuração.

 

Pronto, Já estamos com o MySQL Server 5.1 instalado e configurado em nosso micro.

No próximo artigo desta seqüência estaremos criando um banco de dados e suas tabelas, para na seqüência criarmos uma pequena aplicação usando o RAD 2010, para trabalhar com este banco de dados.



Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados