Neste tutorial venho falar de um assunto que talvez não seja novidade para muitos, mas acredito que deverá ser muito útil para alguns desenvolvedores. Vou comentar sobre a criação de uma aplicação usando o RAD 2010 e o banco de dados MySQL 5.1.

 

Neste primeiro artigo desta série, vamos efetuar o download do MySQL e configurar o mesmo em nosso micro. Para isso vá ao link http://dev.mysql.com/downloads/mysql/ e baixe o MySQL 5.1, e no link http://dev.mysql.com/downloads/gui-tools/5.0.html baixe o administrador que facilita bastante na criação do banco.

 

Após realizado o download dos arquivos vamos dar inicio a instalação do MySQL 5.1. Iniciando o instalador, vá clicando em “next” mantendo as opções originais até o inicio da instalação. Ao terminar o processo de instalação, será exibida a seguinte tela:




A Mantenha a opção “Configure the MySQL Server now” marcada. Já a opção “Register the MySQL Server now” é para realizar o registro do aplicativo junto a Sun para receber atualizações automáticas. O uso desta opção fica a critério de cada um.

 

A seguir iremos configurar o MySQL em nosso micro. Na primeira tela que será exibida, apenas cliente em “Next”, e tela a seguir clique na opção “Standart Configuration” e na seqüência clieque em “Next” novamente.




Na tela a seguir, deixe marcado a opção “Install As Windows Service”, que indica que o MySQL ficará como um servido do windows.

A opção “Launch the MySQL Server automatically”, define se o MySQL sera inicializado juntamente com o windows. Caso deixe desmarcado o aplicativo deverá ser inicializado manualmente.




Na tela seguinte informe uma senha de acesso ao banco de dados. O usuário padrão é “root”.




Na próxima tela cliente na opção “Execute” e aguarde a conclusão da instalação.

 

Caso a tela que aparecerá na seqüência seja igual a esta abaixo, quer dizer que seu banco de dados MySQL foi instalado corretamente.




Agora vamos instalar a ferramenta para administração de banco de dados do MySQL 5.1. Iniciando o instalador, clique em “Next” mantendo quando solicitado a opção “Complete” selecionada.

Após a conclusão, clique em “Finish”.

 

Agora vá no menu do windows “Iniciar->programas->MySQL->MySQL Administrator”. Será exibido a seguinte tela:




Em “Server Host” informe localhost, em “Username” root, e em “Password” informe a senha que foi criada anteriormente na configuração.

 

Pronto, Já estamos com o MySQL Server 5.1 instalado e configurado em nosso micro.

No próximo artigo desta seqüência estaremos criando um banco de dados e suas tabelas, para na seqüência criarmos uma pequena aplicação usando o RAD 2010, para trabalhar com este banco de dados.