CSS3: Media Queries

Neste artigo veremos como utilizar o recurso de media queries das CSS3 para aplicar estilos às páginas dependendo de parâmetros como largura, altura e orientação.

Motivação

A regra @media, inserida na versão 2 das CSS, permitia a aplicação condicional de estilos, dependendo do tipo de dispositivo/mídia (media types) por meio do qual a página fosse acessada. Assim, era possível utilizar, por exemplo, uma formatação padrão quando o site fosse acessado via browser, e um estilo diferenciado para o modo de impressão.

Nas CSS3, esse recurso foi expandido para permitir o uso de queries (filtros), capazes de avaliar não só o tipo de mídia, mas também parâmetros como orientação da página, largura e altura. Isso permite, por exemplo, a aplicação de estilos diferentes para telas maiores (desktops) e menores (tablets e smartphones), adequando a forma como o conteúdo é exibido para o usuário, a fim de oferecer sempre a melhor experiência.

Media types

Até as CSS2, para aplicar um estilo com base na regra @media, bastava utilizar a seguinte sintaxe:

@media [media type] { estilos }

Para o argumento [media type], os valores suportados são: screen, para visualização em telas quaisquer; print, para telas de impressão; speech para sintetizadores de voz ou leitores de tela; ou all, para todos os tipos, all é o valor padrão caso não tenha sido definido uma media type. Na parte interna da regra, mantemos a sintaxe padrão das CSS, com seus seletores e demais regras.

A Listagem 1 apresenta um exemplo de uso do @media que altera a cor do texto dependendo do tipo de mídia. Dessa forma, quando a página for acessada de um browser, visualizaremos a cor azul; já em modo de impressão, visualizaremos a cor vermelha.

@media screen { body { color: blue; } } @media print { body { color: red; } }
Listagem 1. Exemplo de uso dos media types

Observe, na Figura 1, o resultado desse código. Enquanto na parte superior vemos o texto na cor padrão ao acessar a página pelo browser, na parte inferior vemos o mesmo texto em vermelho, por utilizarmos o comando de impressão.

Figura 1. Cor do texto alterado em media types diferentes

Media Queries

Nas CSS3, a sintaxe para uso das media queries deriva daquela que vimos anteriormente, adicionando apenas alguns argumentos e operadores, como podemos observar a seguir:

@media [not|only] [media type] and ([query]) { estilos }

Os operadores not e only permitem negar um tipo de mídia, ou especificar que apenas determinado tipo seja atendido, respectivamente. Por exemplo, a expressão not speech faria com que as regras não fossem aplicadas a leitores de tela, enquanto que only screen faria com que apenas telas fossem atendidas.

Por sua vez, o operador and faz a ligação entre o tipo de mídia e o filtro adicional que será especificado entre parênteses, no lugar de query. Nesse ponto podemos utilizar as diversas propriedades da mídia, como orientação, largura e altura, para obter os resultados desejados.

Na Listagem 2 temos um exemplo de uso das media queries. Com esse código, aplicamos o plano de fundo azul para páginas com até 640px de largura e vermelho para aquelas com até 480px de largura. Acima de 640px, o comportamento padrão será assumido, ou seja, será mantida a página branca.

@media screen and (max-width: 640px){ body { background-color: blue; } } @media screen and (max-width: 480px){ body { background-color: red; } }
Listagem 2. Exemplo de uso das media queries
Run

O resultado, agora, é o que vemos na Figura 2.

Figura 2. Resultado do uso das media queries

Entre as várias propriedades que podem ser usadas, as mais comuns são: min-width, min-height, max-width, max-height, width e height. A partir delas podemos, por exemplo, adaptar as páginas para apresentar o comportamento responsivo, ajustando-as adequadamente conforme os diferentes tamanhos de tela.

Confira também

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados