Motivação

A regra @media, inserida na versão 2 das CSS, permitia a aplicação condicional de estilos, dependendo do tipo de dispositivo/mídia (media types) por meio do qual a página fosse acessada. Assim, era possível utilizar, por exemplo, uma formatação padrão quando o site fosse acessado via browser, e um estilo diferenciado para o modo de impressão.

Nas CSS3, esse recurso foi expandido para permitir o uso de queries (filtros), capazes de avaliar não só o tipo de mídia, mas também parâmetros como orientação da página, largura e altura. Isso permite, por exemplo, a aplicação de estilos diferentes para telas maiores (desktops) e menores (tablets e smartphones), adequando a forma como o conteúdo é exibido para o usuário, a fim de oferecer sempre a melhor experiência.

Media types

Até as CSS2, para aplicar um estilo com base na regra @media, bastava utilizar a seguinte sintaxe:


  @media [media type] {
           estilos
  }

Para o argumento [media type], os valores suportados são: screen, para visualização em telas quaisquer; print, para telas de impressão; speech para sintetizadores de voz ou leitores de tela; ou all, para todos os tipos, all é o valor padrão caso não tenha sido definido uma media type. Na parte interna da regra, mantemos a sintaxe padrão das CSS, com seus seletores e demais regras.

A Listagem 1 apresenta um exemplo de uso do @media que altera a cor do texto dependendo do tipo de mídia. Dessa forma, quando a página for acessada de um browser, visualizaremos a cor azul; já em modo de impressão, visualizaremos a cor vermelha.


@media screen {
    body {
        color: blue;
    }
}
@media print {
    body {
        color: red;
    }
}
Listagem 1. Exemplo de uso dos media types

Observe, na Figura 1, o resultado desse código. Enquanto na parte superior vemos o texto na cor padrão ao acessar a página pelo browser, na parte inferior vemos o mesmo texto em vermelho, por utilizarmos o comando de impressão.

Cor do texto alterado em media types diferentes
Figura 1. Cor do texto alterado em media types diferentes

Media Queries

Nas CSS3, a sintaxe para uso das media queries deriva daquela que vimos anteriormente, adicionando apenas alguns argumentos e operadores, como podemos observar a seguir:


  @media [not|only] [media type] and ([query]) {
         estilos
  }
  

Os operadores not e only permitem negar um tipo de mídia, ou especificar que apenas determinado tipo seja atendido, respectivamente. Por exemplo, a expressão not speech faria com que as regras não fossem aplicadas a leitores de tela, enquanto que only screen faria com que apenas telas fossem atendidas.

Por sua vez, o operador and faz a ligação entre o tipo de mídia e o filtro adicional que será especificado entre parênteses, no lugar de query. Nesse ponto podemos utilizar as diversas propriedades da mídia, como orientação, largura e altura, para obter os resultados desejados.

Na Listagem 2 temos um exemplo de uso das media queries. Com esse código, aplicamos o plano de fundo azul para páginas com até 640px de largura e vermelho para aquelas com até 480px de largura. Acima de 640px, o comportamento padrão será assumido, ou seja, será mantida a página branca.


  @media screen and (max-width: 640px){
      body {
          background-color: blue;
      }
  }
  @media screen and (max-width: 480px){
      body {
          background-color: red;
      }
  }
  
Listagem 2. Exemplo de uso das media queries

O resultado, agora, é o que vemos na Figura 2.

Resultado do uso das media queries
Figura 2. Resultado do uso das media queries

Entre as várias propriedades que podem ser usadas, as mais comuns são: min-width, min-height, max-width, max-height, width e height. A partir delas podemos, por exemplo, adaptar as páginas para apresentar o comportamento responsivo, ajustando-as adequadamente conforme os diferentes tamanhos de tela.

Confira também