Curso

PHP: Crie uma aplicação MVC com acesso ao banco de dados

Neste curso vamos aprender a implementar um CRUD em PHP, utilizando arquitetura MVC, criamos um cadastro de produtos onde utilizaremos as operações básicas SQL como “Create, Read, Update, Delete”. O exemplo criado para este curso segue uma codificação simples e organizada que pode ser utilizada em qualquer contexto. A nossa estrutura inclui conexão com banco de dados, views, validação, páginas de erro, formulário.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

14 horas

Curso de CRUD PHP (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste curso aprenderemos a desenvolver um CRUD completo para uma aplicação web em PHP seguindo o padrão arquitetural MVC. A fim de compreender a aplicação desse padrão na prática, analisaremos os componentes do sistema e o relacionamento entre eles.

Aula 2 - Estrutura da aplicação

A fim de construir uma estrutura extensível e de fácil compreensão, separamos os vários arquivos da aplicação em pastas e usamos namespaces para dividir as classes. Além das pastas bases Model, View e Controller, temos alguns arquivos auxiliares.

Aula 3 - Banco de dados utilizado

Neste vídeo falaremos sobre a estrutura do banco de dados que será usado nesse curso. Aqui utilizaremos o MySQL e para gerenciá-lo empregaremos o Workbench.

Aula 4 - Classe model Produto

Ao longo desse curso desenvolveremos um cadastro de produtos, portanto a entidade central dessa aplicação é a classe Produto, que encontra-se na pasta Model e que será analisada neste vídeo.

Aula 5 - Tela de cadastro de produtos

O controller ProdutosController é responsável pelas ações referentes a produtos no nosso sistema. A primeira action que analisaremos aqui será a que exibe a tela de cadastro.

Aula 6 - Salvando novos produtos

O método salvar() do ProdutosController é responsável por armazenar as informações do novo produto no banco. Para isso ele usa a classe ProdutoDAO, que efetua as operações no banco usando PDO.

Aula 7 - Validando as informações do produto

Conheceremos agora a classe responsável por validar as informações do produto. Ela verificará cada campo do produto e gerará uma lista de erros através da classe ResultadoValidacao.

Aula 8 - Listagem de produtos

Aqui veremos como funciona a lista de produtos da aplicação. Para gerar essa lista efetuamos uma consulta no banco de dados usando a classe ProdutoDAO.

Aula 9 - View da lista de produtos

Após buscar as informações no banco de dados, vamos agora analisar o código da view que contém a listagem de produtos, na qual empregamos as classes do Bootstrap para estilizar a página.

Aula 10 - Exibindo a tela de edição de produtos

Agora, após selecionar um produto na lista enviaremos suas informações para a action de edição para renderizar a tela já preenchendo o formulário.

Ver todas as 14 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de PHP

O que é Lumen?

Criando uma API Restful com Lumen

Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP